O ciclismo cresce em Santa Catarina ano após ano, tanto na área esportiva quanto no turismo. O estado é considerado o berço nacional do cicloturismo, que é um passeio de bicicleta, entre cidades, feito em um circuito definido. Uma das rotas catarinenses está localizada na região Sul, mergulhando na cultura italiana e passando por pelo menos quatro cidades.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O Rotas do Aguaí, é um circuito que fica no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, que tem 7.672 hectares de área, sendo a segunda maior do estado. Esse passeio também passa pela história, cultura e gastronomia italiana, presente em Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso.
O ponto de partida e de chegada da rota é em Nova Veneza, totalizando um percurso de 166,5 quilômetros. O período de duração recomendado para a realização da atividade é de cinco dias. Durante o caminho, o turista passa por vales, montanhas, áreas urbanas e rurais, além de restaurantes de gastronomia típica local.

Os passeios, divididos em três trajetos, mergulham na cultura e gastronomia italiana (Foto: @maisaperondi, Reprodução)

Atualmente, o Estado conta com dez rotas consolidadas, abrangendo 101 municípios (Foto: Marlon R. Silva, Reprodução)

Nova Veneza é um pequeno município com mais de 13 mil habitantes, que possui uma cultura predominantemente italiana (Foto: Mapa na Mão, Reprodução)
Continua depois da publicidade
Como surgiu o cicloturismo catarinense
O cicloturismo surgiu em Santa Catarina no ano de 2006 com a primeira rota desenhada especificamente para viagem de bicicleta, o circuito do Vale Europeu, em Timbó. A cidade foi elevada à “Capital Nacional do Cicloturismo” e abriu caminho para a criação de outras rotas.
Atualmente, o Estado conta com dez rotas consolidadas, abrangendo 101 municípios. Os trajetos são pensados para que o cicloturista tenha acesso à hospedagem, alimentação e suporte técnico.
Confira as rotas de SC
- Circuito Costa Verde e Mar – Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo;
- Acolhida na Colônia – Santa Rosa de Lima e Anitápolis;
- Circuito do Vale Europeu – Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó;
- Circuito das Araucárias – Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul;
- Circuito Vale dos Encantos (o maior de SC) – Jaraguá do Sul, Serra e (ou) Barra Velha;
- Circuito Vale do Sagrado – Nova Trento;
- Caminho do Louvor – Ituporanga e Nova Trento;
- Circuito Rotas do Aguaí – Nova Veneza, Morro Grande, Siderópolis e Treviso
- Circuito Velho Oeste – Cunha Porã e mais 12 municípios;
- Cicloturismo Dona Francisca – Litoral Norte e interior de Joinville.
Leia também
Registro raro mostra botos ajudando pescadores em Laguna; VÍDEO