Com a formação rochosa estimada em 160 milhões de anos, a Serra do Corvo Branco possui o maior corte de rocha do Brasil. Estendendo-se de Urubici a Grão-Pará, no Sul do estado, a abertura, que se tornou um ponto turístico, foi crucial para instituir a primeira ligação entre a Serra e o Litoral Catarinense.
O trecho principal da estrada exibe uma garganta de 90 metros de profundidade, ladeada por paredões de rocha que formam um visual impressionante e que chama a atenção de visitantes.
História da Serra do Corvo Branco
O nome Serra do Corvo Branco nasceu de uma confusão entre nomes de aves. Na região, é possível encontrar o Urubu-Rei, uma ave imponente de plumagem branca e detalhes coloridos, que foi apelidada de Corvo Branco.
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Serra do Corvo Branco foi nomeada em homenagem ao Urubu-ReiFoto: Leandro Espino/Reprodução/ND MaisA principal estrada da região, considerada Patrimônio Natural de Grão-Pará, é o trecho da SC-370, que leva o nome de Rodovia Pedro Kuhnen. A via é uma das mais famosas e também radicais de Santa Catarina, oferecendo uma das vistas mais bonitas do Estado.
Com uma extensão de 57 quilômetros, ligando Grão-Pará a Urubici, a estrada começou a ser construída no final da década de 1950 e foi inaugurada oficialmente nos anos 80. Entre enormes paredões rochosos e precipícios, são quase 28 quilômetros de subida, do início da estrada em Grão-Pará até a famosa fenda, onde se inicia Urubici.
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Fenda na rocha da Serra do Corvo Branco – iStock/DivulgaçãoFoto 1 de 4
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Curvas da Serra do Corvo Branco – Serra do Corvo Branco/DivulgaçãoFoto 2 de 4
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Serra do Corvo Branco é um dos mais belos destinos do estado – Serra do Corvo Branco/DivulgaçãoFoto 3 de 4
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Serra do Corvo Branco é cercada pela natureza e paisagens únicas – DivulgaçãoFoto 4 de 4
Cerca de cinco quilômetros no início da subida da serra não possuem asfalto. O restante do trajeto intercala trechos asfaltados e de terra batida. Durante o percurso, há curvas fechadas, que chegam a 180 graus em alguns pontos e exigem bastante atenção dos motoristas.
Por estar em um local montanhoso e muito acidentado, não se recomenda a subida em dias de muita neblina e/ou fortes chuvas, por questões de segurança e pela possibilidade de deslizamentos de pedra.