A cidade de Roca Sales, localizada no interior do Rio Grande do Sul, planeja construir uma réplica da Arca de Noé com cerca de 120 metros de comprimento, e com características semelhantes à embarcação da narrativa bíblica.
Conforme informações da Gazeta do Povo, a proposta visa ser um novo ponto turístico religioso da região e irá abrigar um ‘museu da enchente’ em razão da tragédia que afetou cerca de 11,5 mil habitantes do município gaúcho entre setembro de 2023 e maio de 2024
- Imagem aérea da cidade de Roca Sales – Reprodução/Câmara de Vereadores de Roca Sales
- Roca Sales foi um dos municípios do RS mais atingidos pelas enchentes entre 2023 e 2024 – Reprodução/Agência Brasil
- Cidade gaúcha terá Arca de Noé como ponto turístico – Reprodução/Prefeitura de Roca Sales
O projeto foi idealizado pela Associação de Amigos Reconstruindo Roca Sales e é coordenado pelo empresário Eduardo Alves Salgado.
Receba no WhatsApp as principais notícias Entre no grupo
“Se não for o tamanho da arca da Bíblia, será algo muito próximo. A ideia é criar um museu sobre a enchente, uma cafeteria, uma rede de restaurantes e até uma vinícola. Não pode ser uma coisa pequena para podermos explorar como der”, afirmou Salgado em entrevista à Gazeta do Povo.
Além de promover o turismo e a economia na região, a proposta da embarcação é uma resposta às enchentes e tragédias climáticas de 2024.
“As enchentes alavancaram a criação da associação, e a partir daí surgiu a ideia da arca. É um projeto que fala de ressurgimento e esperança”, contou Salgado.
Entenda como será a nova Arca de Noé
Conforme informações do empresário, a arca deverá ser construída no alto de um morro localizado na cidade gaúcha, de forma que seja possível avistar o monumento do Cristo Protetor, estátua com 43,5 metros de altura, localizada na cidade de Encantado, próxima à Roca Sales.

Alguns pontos fundamentais para o planejamento da construção do monumento já foram definidos, são eles:
- Embarcação terá cerca de 120 metros de comprimento, 22,5 de largura e 13,5 de altura, dimensões similares aos registros bíblicos;
- Arca será feita de concreto, no entanto, a parte externa será revestida por porcelanato, enquanto a parte interna será de madeira;
- Monumento deve ser entregue até o ano de 2030 e será aberto ao público;
- Projeto não será financiado por recursos públicos