• Home
  • Política
  • Vereadores tentam modificar orçamento de 2026 da Prefeitura de Brusque para agradar bases eleitorais

Vereadores tentam modificar orçamento de 2026 da Prefeitura de Brusque para agradar bases eleitorais

Os vereadores Felipe Hort (Novo) e Leonardo Schmitz (PL) apresentaram, juntos, duas emendas aditivas ao orçamento de 2026 da Prefeitura de Brusque. Os textos tinham claro objetivo de agradar suas bases eleitorais: os bairros Águas Claras e Santa Luzia. Os parlamentares propuseram destinar parte dos recursos do orçamento para reforma da escola José Vieira Côrte e para revitalização da rua Augusto Klapoth, ambas nos bairros.

As intenções das duas emendas específicas chamaram a atenção. O vereador Jean Pirola (PP) criticou as emendas na tribuna. Ele disse que um sexto do orçamento seria destinado à reforma de uma única escola. “E as outras escolas?”, questionou. Pirola disse ainda que é necessário ser “vereador da cidade” e não “vereador de um bairro”.

A proposta de orçamento anual é elaborada por pessoas técnicas da prefeitura. Não é por isso que não pode receber sugestões de vereadores, sobretudo daqueles que não integram a base do governo. Porém, prever obras no orçamento em claro sinal para agradar regiões específicas da cidade, que são bases eleitorais dos vereadores-autores das emendas aditivas, não parece uma prática adequada para legisladores que precisam pensar no município como todo.

Domínio governista

Com exceção destas duas emendas, o governo municipal praticamente não ouviu outras propostas de Felipe Hort, que eram, sim, positivas. Uma delas previa gerar mais publicidade no Portal da Transparência sobre a origem dos recursos enviados por deputados. Em muitos casos durante a votação das emendas, o líder do governo, Paulinho Sestrem (PL), apenas pediu questão de ordem e disse: “oriento voto contrário da base”. Trata-se de uma nítida influência do prefeito André Vechi (PL) sobre o poder Legislativo.


Assista agora mesmo!

Primeiros motoristas de Botuverá lembram quando veículos chegaram à cidade nos anos 50:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Dupla de cães que matou gata no Águas Claras, em Brusque, é filmada em novo ataque

Um novo ataque de cães foi registrado na manhã desta sexta-feira, 22, no bairro Águas…

Vereadores tentam modificar orçamento de 2026 da Prefeitura de Brusque para agradar bases eleitorais

Os vereadores Felipe Hort (Novo) e Leonardo Schmitz (PL) apresentaram, juntos, duas emendas aditivas ao…

Lançamento de livro que celebra a trajetória de vida de Adalberto Roeder

“Existem pessoas cuja trajetória se confunde com a própria história de uma comunidade – Adalberto…