Itapoá foi oficialmente classificada como categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, selo máximo de excelência no setor
No Litoral Norte de Santa Catarina, Itapoá tem se destacado como um dos destinos mais promissores do estado. Com 32 quilômetros de praias a cidade conquistou um importante reconhecimento: foi oficialmente classificada como categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, selo máximo de excelência no setor.
A classificação leva em conta fatores como infraestrutura, número de visitantes, geração de empregos no setor, arrecadação de tributos e ações de planejamento turístico.
“Essa conquista é reflexo de um trabalho em equipe, com planejamento, organização e valorização das nossas riquezas naturais e culturais. Itapoá vive um novo momento”, destacou o prefeito Jeferson Garcia.
Com a nova posição no mapa, Itapoá integra um grupo de municípios brasileiros com maior relevância no cenário turístico nacional, ao lado de destinos consolidados como Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC) e Gramado (RS).
Praias que encantam
O potencial de Itapoá como destino turístico se encontra em vários cantos da cidade, principalmente nas praias.
Na Barra do Saí, o mar agitado atrai surfistas e pescadores de arremesso. Já em Itapema do Norte, estão localizadas as três pedras, são rochas a beira mar que formam um belo cenário. Lá também fica a Ilha de Itapeva e o centro comercial, onde se concentram bares e lanchonetes.
No centro, a praia de Itapoá, com mar aberto e clima tranquilo, guarda a pedra que dá nome à cidade: “Ita” (pedra) e “Poá” (ponta), em tupi-guarani.
Outro destaque é a praia do Pontal da Figueira, com suas águas serenas banhadas pelo canal que conecta os portos de Itapoá e São Francisco do Sul. De lá, é possível observar os navios cruzando a Baía Babitonga.
- Itapoá, no Litoral de Santa Catarina, tem se destacado cada vez mais como destino turístico – Divulgação/Prefeitura de Itapoá/ND
- Terceira Pedra, localizado no bairro Itapema do Norte – Divulgação/Prefeitura de Itapoá/ND
Paraíso entre mar e vegetação leva Itapoá à elite do turismo
Entre os rios Saí Mirim e Saí-guaçu, na divisa com o Paraná, encontra-se um dos tesouros naturais de Itapoá: a Ilha Saí-Guaçu. Cercada por manguezais repletos de vida e com uma praia de mar aberto e águas claras, o local é um refúgio ainda pouco explorado.
Já para quem busca aventura, trilhas pela Mata Atlântica, cachoeiras escondidas e a Reserva Volta Velha, com mais de mil hectares de floresta preservada, completam o cardápio de ecoturismo.

Riqueza cultural
Nos povoados de Jaguaruna e Saí-Mirim, a agricultura e o artesanato revelam o interior do município.
Já os sambaquis são testemunhos arqueológicos da presença dos povos originários, como os índios Carijós, que habitaram o litoral muito antes da colonização europeia.
Porto de Itapoá
Itapoá também é um importante pólo logístico de Santa Catarina. O Porto Itapoá opera desde 2009, aproveitando o calado natural de 16 metros, ideal para navios de grande porte.
O terminal possui dois berços de atracação que somam um comprimento total de 800 metros por 43 metros de largura, e uma profundidade natural de 16 metros
- O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011. – Porto Itapoá/Fiesc/Divulgação
- Ele é considerado um dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas. – Porto Itapoá/Divulgação/ND
- O terminal possui dois berços de atracação que somam um comprimento total de 800 metros por 43 metros de largura, e uma profundidade natural de 16 metros – Porto Itapoá/Divulgação/ND
- O pátio possui uma área de cerca de 455 mil metros quadrados, sendo mais de 8.000m² de armazenagem seca e uma câmara fria para carga refrigerada. – Porto de Itapoá/Divulgação/ND