A Federação Catarinense de Futebol (FCF) publicou, na noite desta quinta-feira, 24, a tabela da Copa Santa Catarina 2025. A 24ª edição da competição tem início marcado em 6 de setembro, um sábado, com Carlos Renaux e Joinville se enfrentando no estádio Augusto Bauer, 15h. O Brusque terá sua estreia diante do Santa Catarina, também em casa.
Datas e horários estão sujeitos a mudanças causadas por competições nacionais. Avaí, Chapecoense e Criciúma disputam a Série B do Campeonato Brasileiro, que vai se estender até o fim do ano.
Brusque e Figueirense, disputando a Série C, poderão disputar duas competições simultaneamente se passarem à segunda fase. E com a Série D se estendendo até a final prevista para 28 de setembro, Barra, Joinville e Marcílio Dias podem ter conflitos de datas à medida que avançam.
O Brusque integra o Grupo B, com Chapecoense, Concórdia e Santa Catarina. O Carlos Renaux joga no Grupo C, o único que tem cinco equipes. Blumenau, Joinville, Juventus e Nação serão seus adversários.
Tabela do Brusque – Grupo B
O retorno à Copa Santa Catarina é justificado pela possibilidade de classificação à Copa do Brasil de 2026. Desde que foi campeão em 2019, o Brusque não voltou a disputar a competição.
O quadricolor é, ao lado do Joinville, o maior campeão da história da Copa Santa Catarina. Venceu a competição em 1992, 2008, 2010, 2018 e 2019; e foi vice em 1990, 2011 e 2017. Participou de 13 edições.
Ao todo, são 186 jogos, 82 vitórias, 46 empates, 58 derrotas, 266 gols marcados e 211 sofridos. Neilor é o artilheiro quadricolor na Copa SC, com 19 gols nas edições de 1990 a 1993.
Tabela do Carlos Renaux – Grupo C
O Carlos Renaux disputou uma única edição da Copa Santa Catarina, em 2022. Na ocasião, havia conquistado a vaga por ter ficado entre os quatro melhores da Série B estadual de 2021. Hoje, esta restrição aos clubes da segunda divisão já não existe.
Naquela participação, o Renaux foi o quarto colocado de seis equipes na primeira fase. Nas semifinais, foi eliminado pelo Marcílio Dias.
Fórmula de disputa
As equipes são divididas em quatro grupos, que jogam em turno e returno. Os grupos A, B e D têm quatro equipes, enquanto o C, do Carlos Renaux, tem cinco. Os dois melhores de cada grupo passam às quartas de final. As partidas de mata-mata são disputadas em ida e volta. Em caso de empate na soma dos placares, a decisão é feita nos pênaltis.
Grupo A
Avaí
Barra
Figueirense
Marcílio Dias
Grupo B
Brusque
Chapecoense
Concórdia
Santa Catarina
Grupo C
Blumenau
Carlos Renaux
Joinville
Juventus
Nação
Grupo D
Camboriú
Caravaggio
Criciúma
Tubarão
Nas quartas de final, os cruzamentos são entre os grupos A e B; e C e D. Ou seja, um confronto de times dos grupos B e C, como Brusque x Carlos Renaux, só seria possível em uma eventual final.
Participam desta edição 11 clubes da Série A e seis da Série B do Catarinense. Da elite de 2025, apenas o Hercílio Luz ficou de fora. Da segunda divisão, Porto, Metropolitano e Fluminense não disputam.
Assista agora mesmo!
Olga Gums e Paula Fuckner: quem eram as primeiras parteiras de Guabiruba: