5 passeios para fazer em Chapecó com crianças

Conhecida como “Capital da Agroindústria” e do Turismo de Negócios, quem disse que Chapecó não tem boas atrações para as crianças? A principal cidade do Oeste catarinense vem investindo bastante nos últimos anos na construção e revitalização de parques verdes, por exemplo.

Além dos espaços públicos com parquinhos e bastante área para correr, tem também empreendimentos privados especializados na diversão de crianças. Isso tudo, fora as opções em meio à natureza, como a tirolesa que une Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, e os parques aquáticos.

Confira as cinco indicações de passeios para fazer com as crianças em Chapecó.

1. Parques verdes

  • Ecoparque é um dos principais pontos turísticos de Chapecó – PMC/Chapecó
  • Vista aérea da entrada do Parque Palmital, a quatro quilômetros do Centro de Chapecó - Leandro Schmidt/PMC
    Vista aérea da entrada do Parque Palmital, a quatro quilômetros do Centro de Chapecó – Leandro Schmidt/PMC
  • Parque Colina Verde, o recém inaugurado de Chapecó - PMC/Divulgação
    Parque Colina Verde, o recém inaugurado de Chapecó – PMC/Divulgação
  • Vista aérea do Parque Edir de Marco - Leandro Schmidt/PMC
    Vista aérea do Parque Edir de Marco – Leandro Schmidt/PMC

Chapecó é uma cidade abundante em opções de parques verdes onde levar as crianças para brincar, passear ou fazer um piquenique em extensos gramados.

Próximo ao Centro (cerca de 3 km), o Ecoparque é um dos principais pontos turísticos do município. A área arborizada conta com parquinho infantil, decks e áreas de convivência, gramado ao redor do lago e cafeteria.

Outra boa opção é o Parque Palmital (4 km do Centro). Além de playground, trilhas calçadas em meio à natureza e muito espaço para correr, o parque dispõe de quadras esportivas, churrasqueiras, quiosques, banheiros com fraldários e até uma praça molhada, com chafarizes interativos.

Ainda há o Parque das Palmeiras, o Complexo Esportivo do Verão, com pista de skate, quadras e parquinho; o Parque Edir de Marco (antigo Medellín) e o recém inaugurado Parque Colina Verde. Este último tem lago, quadra, parquinho, pista de caminhada e ampla área gramada a cerca de 10km do Centro de Chapecó.

2. Tirolesa interestadual

Foto da tirolesa interestadual que liga Chapecó ao Rio Grande do Sul. No centro da foto, dois cabos onde uma pessoa desce presa. Ao fundo, uma via de asfalto, o rio Uruguai e morros verdes. Tirolesa interestadual do Porto Goio-Ên – Foto: Tirolesa Interestadual/Divulgação

No distrito de Goio-Ên, interior de Chapecó, as crianças vão gostar de se aventurar em uma das maiores tirolesas da região. São 1,3 quilômetro de trajeto cruzando o Rio Uruguai pelo ar e ligando a cidade catarinense à gaúcha Erval Grande.

A tirolesa pode ser praticada de forma individual, em dupla ou trio. A experiência fica dentro da Náutica Porto Goio-Ên, que tem outras atrações e também um restaurante. Todo equipamento de segurança e transporte (até o Rio Grande do Sul, de onde parte a aventura) fica por conta da Tirolesa Interestadual.

O distrito de Goio-Ên está a 24 quilômetros do Centro de Chapecó (30 minutos de carro). Além da tirolesa, pela região há uma praça com bancos e parquinho ao redor do Rio Uruguai, além de um mirante natural com vista privilegiada (o da Ferradura), às margens da estrada municipal EMC-380.

3. Experiências divertidas

  • Circuito de desafios no Magic Jungle Park, em Chapecó - Magic Jungle Park/Divulgação
    Circuito de desafios no Magic Jungle Park, em Chapecó – Magic Jungle Park/Divulgação
  • Vista dos trampulins e das piscinas de espumas no Jump World - Jump World/Divulgação
    Vista dos trampulins e das piscinas de espumas no Jump World – Jump World/Divulgação

Fora todos os parques verdes e públicos de Chapecó, na cidade também há empreendimentos pensados para divertir as crianças e fazê-las gastar energia. É o caso dos dois parques de trampolim instalados no município: o Magic Jungle Park, no Centro, e o Jump World, no bairro Líder.

Ambos contam com dezenas de camas elásticas, inclusive com cesta de basquete. Depois de calçadas as meias antiderrapantes, as crianças podem se aventurar na parede de escalada, na guerra de cotonetes e até em um parkour (travessia de obstáculos). Todos à beira de piscinas de espuma.

O Magic Jungle tem até cama elástica em formato de pista half (do skate) e o Jump World oferece um circuito ninja em cima de um trampolim. Para ambos, é preciso fazer a reserva de horário com antecedência pelos respectivos sites.

4. Aventuras radicais

  • Pista do Cross Kids, no distrito industrial de Chapecó - Cross Kids Chapecó/Divulgação
    Pista do Cross Kids, no distrito industrial de Chapecó – Cross Kids Chapecó/Divulgação
  • Mini quadriciclo no qual as crianças de aventuram - Cross Kids Chapecó/Redes Sociais
    Mini quadriciclo no qual as crianças de aventuram – Cross Kids Chapecó/Redes Sociais

Em Chapecó também há experiência off-road exclusiva para crianças. No distrito industrial da cidade, o Cross Kids é um empreendimento com uma pista cheia de voltas para os pequenos explorarem o chão de terra.

Em cima de um mini quadriciclo, crianças de seis a 12 anos desfrutam da aventura em seções de 20 minutos e no máximo quatro pessoas ao mesmo tempo na pista. O espaço também conta com alguns brinquedos e uma pequena conveniência. O empreendimento atende por ordem de chegada e também com horário marcado.

5. Parques aquáticos

  • Vista das piscinas e toboáguas do Campeche Parque Aquático - Campeche Parque Aquático/Redes Sociais
    Vista das piscinas e toboáguas do Campeche Parque Aquático – Campeche Parque Aquático/Redes Sociais
  • Piscina infantil do Clube Estância das Águas - Clube Estância das Águas/Divulgação
    Piscina infantil do Clube Estância das Águas – Clube Estância das Águas/Divulgação
  • Piscinas do Camping Sítio Pousada, na rota turística rural de Chapecó - Camping Sítio Pousada/Redes Sociais
    Piscinas do Camping Sítio Pousada, na rota turística rural de Chapecó – Camping Sítio Pousada/Redes Sociais

Durante a temporada de verão (outubro a março), boa pedida para as crianças (e adultos também) são os parques aquáticos de Chapecó, para se refrescar do calorão do Oeste do Estado.

O Campeche Parque Aquático é um deles, com estrutura de três piscinas, quatro toboáguas, trampolim, além de quiosque que serve petiscos e espaço com churrasqueiras em área arborizada.

O Clube Estância das Águas é outra das opções. O parque oferece seis piscinas, incluindo infantil e coberta, toboáguas, playground aquático, além de lago para pesca, restaurante, quiosques com churrasqueiras e área de camping e chalés.

Por fim, o Camping Sítio Pousada também é uma possibilidade refrescante. O sítio fica no interior do município e faz parte do roteiro Desbrave Chapecó. A 14,5 quilômetros do Centro, o espaço dispõe de piscinas, campo de futebol, churrasqueiras, mesas de sinuca e ampla área verde gramada e arborizada. Ainda tem área para camping e cabanas para locação.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Abel Moda Vôlei vence primeiro jogo das semis do estadual

A Abel Moda Vôlei venceu neste domingo, 19, o primeiro jogo das semifinais do Campeonato…

Luciano Hang e prefeito de Brusque participam de ação para limpar pichação em ponte da cidade

O empresário Luciano Hang e o prefeito de Brusque, André Vechi, participaram de uma ação…

O que é slow travel e como ela pode transformar sua viagem

Slow travel prioriza calma e contato com a natureza – Foto: iStock/Divulgação Slow travel é…