Rota dos Príncipes vira destino turístico oficial em SC

Lei sancionada pelo presidente da república na quinta-feira (17) reconheceu Joinville como polo turístico-cultural dentro da Rota dos Príncipes

Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, se destaca na Rota dos Príncipes por sua forte identidade cultural e herança germânica – Foto: Divulgação/Internet/ND

A cidade de Joinville, maior município de Santa Catarina, é um dos principais destaques da Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes, oficialmente reconhecida como destino turístico nacional com a sanção da Lei nº 15.165/2025, assinada pelo presidente Lula na quinta-feira (17).

Com forte identidade cultural e herança germânica, Joinville se consolida como polo turístico-cultural dentro do roteiro, que agora ganha visibilidade nacional e internacional. A cidade é conhecida por eventos consagrados, como o Festival de Dança de Joinville – o maior do gênero no Brasil – e a tradicional Festa das Flores, que celebra a cultura e o paisagismo local.

  • Festa das Flores, que acontece anualmente em Joinville - Edson Miranda/Divulgação/ND
    Festa das Flores, que acontece anualmente em Joinville – Edson Miranda/Divulgação/ND
  • Festival de Dança na cidade, o maior do país - Nilson Bastian/Divulgação
    Festival de Dança na cidade, o maior do país – Nilson Bastian/Divulgação
  • Música, chopp e tradição alemã em Joinville - Millebier/Dviulgação/ND
    Música, chopp e tradição alemã em Joinville – Millebier/Dviulgação/ND

A Rota Caminho dos Príncipes abrange dez cidades catarinenses, entre elas Araquari, Campo Alegre, Corupá, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, e tem como proposta integrar a região sob uma identidade turística comum, valorizando aspectos históricos, gastronômicos, naturais e culturais.

O que tem na Rota dos Príncipes?

Voltada ao ecoturismo e aos esportes de aventura, a rota oferece experiências como trekking, mountain bike, rapel, canoagem e voo livre, explorando paisagens formadas por rios, vales e morros.

Já o turismo rural é destaque em municípios do interior, como Rio Negrinho, Araquari, Campo Alegre e São Bento do Sul, com vivências ligadas às tradições de imigrantes europeus e à vida no campo, segundo o Ministério do Turismo do Governo Federal.

Com a lei sancionada, a expectativa é de que o desenvolvimento sustentável do setor turístico se consolide e fortaleça a economia local dos municípios envolvidos.

Veja as dez cidades que integram a Rota dos Príncipes

A Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes abrange os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.

Por que Rota dos Príncipes?

O nome usado na rota tem relação com o príncipe francês chamado François Ferdinand Philippe, conhecido como Príncipe de Joinville. Ele se casou em 1843 com a Princesa Francisca Carolina, que era irmã do imperador brasileiro D. Pedro II. Como parte do dote de casamento, o Príncipe de Joinville recebeu terras na região onde hoje fica a cidade de Joinville.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Abel Moda Vôlei vence primeiro jogo das semis do estadual

A Abel Moda Vôlei venceu neste domingo, 19, o primeiro jogo das semifinais do Campeonato…

Luciano Hang e prefeito de Brusque participam de ação para limpar pichação em ponte da cidade

O empresário Luciano Hang e o prefeito de Brusque, André Vechi, participaram de uma ação…

O que é slow travel e como ela pode transformar sua viagem

Slow travel prioriza calma e contato com a natureza – Foto: iStock/Divulgação Slow travel é…