A ideia parece boa, mas essa prática comum pode mais atrapalhar do que ajudar durante a viagem
É quase automático: basta chegar ao aeroporto para ver várias malas com fitas coloridas, lenços, pulseiras ou qualquer outro enfeite pendurado na alça.
A ideia parece boa, facilitar a identificação na esteira. Contudo, segundo especialistas em aviação, essa prática comum pode mais atrapalhar do que ajudar.

Por que amarrar fitas nas malas pode te prejudicar?
O alerta foi dado pelo Aeroporto de Dublin, na Irlanda, avisando que essas fitas podem causar problemas no sistema de escaneamento automático.
Nesses casos, malas com objetos pendurados podem ser desviadas para inspeções manuais, o que atrasa o processo e até pode fazer a bagagem não embarcar no voo.
“Se a mala não puder ser digitalizada automaticamente, ela pode ser enviada para triagem manual. E isso pode significar que não chegará ao seu destino”, explicou John, responsável pelo manuseio de bagagens no aeroporto de Dublin, à revista RSVP Magazine.

Outras dicas para facilitar o embarque:
- Retire etiquetas de voos antigos: elas confundem o sistema de leitura automática;
- Coloque a mala com as rodas para cima: assim, elas não quebram durante o transporte;
- Evite colocar doces marzipã na bagagem despachada: por incrível que pareça, ele pode ser confundido com explosivos nos scanners por causa da densidade.
Se a sua preocupação é identificar a mala com mais facilidade, há outras formas mais seguras: usar capas coloridas, etiquetas grandes com o nome, ou até escolher uma mala com estampa incomum.