Conheça a torre de igreja submersa em pequena cidade de SC

Antiga torre da Capela de São Pedro se tornou ponto turístico em meio às águas da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis

Torre de igreja submersa é ponto turístico em pequena cidade de SC – Foto: Divulgação/Thiago Dassi/ND

Cercada por montanhas e águas, a torre de uma igreja submersa preserva a memória de um povo que, movido pela fé, encontrou novos caminhos. Localizada em Siderópolis, no Sul de Santa Catarina, a Capela de São Pedro resiste ao tempo com uma beleza indescritível, tornando a barragem do Rio São Bento um ponto turístico imperdível da região.

Embora não esteja mais no mesmo lugar, a comunidade de São Pedro segue viva, agora estabelecida nas proximidades. Com uma história datada por volta de 1890, com a chegada de imigrantes italianos nas terras Sul catarinenses, a fé se tornou um dos pilares que uniam as famílias que ali viviam.

Torre de igreja submersa guarda memórias da comunidade

“A primeira igreja de madeira era apenas um oratório na beira da estrada. Com o passar dos anos, foram construindo a de alvenaria, que se manteve até a chegada da barragem”, lembra uma das moradoras da região, Janete De Mattia.

  • Torre de igreja submersa na Barragem do Rio São Bento chama atenção - Divulgação/Thiago Dassi/ND
    Torre de igreja submersa na Barragem do Rio São Bento chama atenção – Divulgação/Thiago Dassi/ND
  • Torre de igreja submersa guarda história de fé - Divulgação/Thiago Dassi/ND
    Torre de igreja submersa guarda história de fé – Divulgação/Thiago Dassi/ND
  • Capela de São Pedro segue de pé na Barragem do Rio São Bento - Divulgação/Thiago Dassi/ND
    Capela de São Pedro segue de pé na Barragem do Rio São Bento – Divulgação/Thiago Dassi/ND
  • Torre de igreja submersa pode ser vista na Barragem do Rio São Bento - Divulgação/Thiago Dassi/ND
    Torre de igreja submersa pode ser vista na Barragem do Rio São Bento – Divulgação/Thiago Dassi/ND

Com um lago artificial de 450 hectares, equivalente a quase 500 campos de futebol, a barragem do Rio São Bento foi construída para resolver a falta de recursos hídricos da região Sul do estado, especialmente em Criciúma, causada pelos danos da mineração.

O projeto começou a ser pensado em 1980. Nos anos seguintes, foi concluído o relatório técnico preliminar dos recursos hídricos disponíveis, elaborado o anteprojeto da barragem e, a partir de 1999, a construção com o recebimento da licença ambiental prévia.

No ano 2000, cerca de 80 famílias ainda viviam na comunidade de São Pedro. No entanto, quase metade delas, 38, foram diretamente afetadas pela construção da barragem, que transformou radicalmente a paisagem e a vida local.

Vídeo institucional de Siderópolis ressalta a beleza e a história da Barragem do Rio São Bento e da torre de igreja submersa – Vídeo: Divulgação/Secretaria de Cultura e Turismo/Prefeitura de Siderópolis/ND

Com a finalização da obra, a capela começou a ser derrubada. “Alguns moradores estavam presentes no momento e pediram para que a torre da igreja fosse mantida de pé. Ela pode ser vista no meio do lago até hoje”, disse Janete.

Mesmo parcialmente submersa pelas águas do lago formado pela barragem, a torre da Capela de São Pedro se tornou símbolo de resistência, da memória coletiva e da fé que nunca abandonou a comunidade.

Festival Montanhas Verdes permite canoagem próxima à torre de igreja submersa

Para quem deseja ver de perto a torre de igreja submersa na Barragem do Rio São Bento, o Festival Montanhas Verdes pode ser a opção ideal. O evento é um dos mais aguardados de Siderópolis e um dos principais de turismo de natureza em Santa Catarina.

A 7ª edição ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro de 2025. Em 2024, ano que marcou o retorno do festival, cerca de 300 pessoas passaram pelo lago da barragem durante o fim de semana.

Além de atividades aquáticas, como passeios de stand up paddle e caiaque, foram realizadas caminhadas orientadas e ciclismo. Segundo o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, novidades para a edição de 2025 devem ser anunciadas nos próximos meses.

Confira o vídeo da 6ª edição do festival, que levou turistas próximos à torre de igreja submersa.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Abel Moda Vôlei vence primeiro jogo das semis do estadual

A Abel Moda Vôlei venceu neste domingo, 19, o primeiro jogo das semifinais do Campeonato…

Luciano Hang e prefeito de Brusque participam de ação para limpar pichação em ponte da cidade

O empresário Luciano Hang e o prefeito de Brusque, André Vechi, participaram de uma ação…

O que é slow travel e como ela pode transformar sua viagem

Slow travel prioriza calma e contato com a natureza – Foto: iStock/Divulgação Slow travel é…