Penedo foi fundada por imigrantes finlandeses no fim dos anos 1920 e preserva a cultura até os tempos atuais
Charmoso e cheio de tradição, o distrito de Penedo, em Itatiaia (RJ), é um destino turístico que encanta por unir natureza, gastronomia e herança cultural finlandesa.
Localizado a cerca de 3 horas da capital fluminense e 4 horas de São Paulo, o local é conhecido pelo clima ameno, paisagens de serra e uma atmosfera que remete ao interior da Europa.
O que fazer em Penedo?
O turismo é a alma de Penedo. No centrinho, o passeio a pé entre lojas de artesanato, cafés e restaurantes é obrigatório.
A famosa Casa do Papai Noel, por exemplo, atrai visitantes durante o ano todo, mas é em dezembro que a magia toma conta do lugar.
O espaço reproduz uma vila nórdica e reúne lembrancinhas e decorações natalinas.


Outro ponto alto são os museus, o dos Brinquedos exibe peças antigas usadas por crianças finlandesas, com mais de 3 mil itens, incluindo relíquias da década de 1950.
Já o Museu Finlandês Eva Hilden, dentro do Clube Finlândia, mostra objetos pessoais e obras dos primeiros imigrantes do país nórdico que chegaram à região.
Trilhas e cachoeiras
Quem gosta de contato com a natureza também encontra muito o que fazer. Penedo está cercada por trilhas e cachoeiras ideais para banhos ou contemplação.
Entre as mais conhecidas, estão:



Sabores típicos e experiências gastronômicas
O destino é muito conhecido pelos chocolates artesanais, com várias lojas que vendem os doces de fabricação própria, feitos a partir de receitas que passam de geração em geração.
Na gastronomia, a mistura de influências finlandesas, alemãs e brasileiras proporciona pratos únicos. O Rei das Trutas é destaque entre os restaurantes, com receitas à base do peixe típico da região.

Outras boas pedidas são a Casa do Fritz, com pratos alemães e cerveja artesanal, o Petit Gourmet, perfeito para jantares românticos, e o Jardins Café, que serve cafés especiais e doces caseiros.
A história de Penedo
Penedo foi fundada por imigrantes finlandeses no fim dos anos 1920. O idealizador da colônia, Toivo Uuskallio, relatou em seu livro ter recebido um “chamado espiritual” para deixar seu país e fundar uma nova comunidade.
Foi então que chegou ao Brasil e comprou a antiga Fazenda Penedo, em janeiro de 1929. Desde então, o local manteve viva a cultura dos colonos.


Um dos símbolos dessa preservação é o Clube Finlândia, criado em 1943, que até hoje promove bailes com danças típicas e mantém o Museu Finlandês. Atualmente, o local recebe cerca de 500 visitantes por mês.
Como chegar a Penedo?
Para quem parte do Rio de Janeiro, é possível ir de carro pela BR-116, acessando a RJ-163 até Itatiaia. Também há ônibus da Viação Cidade do Aço.
De São Paulo, o trajeto de carro também é pela BR-116. Já de ônibus, a Viação Cometa faz o trajeto até Itatiaia, onde é possível pegar um coletivo da Viação Penedo até o distrito.