4 passeios imperdíveis em Santo Amaro da Imperatriz

Conhecida por suas águas termais de propriedades medicinais (uma das melhores do Brasil), a cidade de Santo Amaro da Imperatriz, a apenas 40 quilômetros de Florianópolis, oferece a seus visitantes outros atrativos ecoturísticos além do termalismo.

Fora as águas quentes que brotam da profundidade da terra, há águas geladas de cachoeiras, piscinas naturais e rios para se desbravar no município, além de trilhas, morros e voos. Boa parte das atrações naturais locais estão inseridas no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação de Santa Catarina.

Confira abaixo quatro passeios/atividades/aventuras para fazer em Santo Amaro da Imperatriz. O último é para quem tem coragem!

Cachoeiras em Santo Amaro da Imperatriz

A pequenina cachoeira Cobrinha de Ouro – PM Santo Amaro da Imperatriz/Divulgação

Em Santo Amaro da Imperatriz, a Cachoeira do Rio Vermelho também está dentro da área do parque - PM Santo Amaro da Imperatriz/Divulgação

Em Santo Amaro da Imperatriz, a Cachoeira do Rio Vermelho também está dentro da área do parque – PM Santo Amaro da Imperatriz/Divulgação

Em Santo Amaro da Imperatriz é possível acessar cachoeiras para todas as idades e níveis de condicionamento físico. A da Cobrinha de Ouro, que é uma pequena queda d’água, fica em uma propriedade privada que é um parque aquático natural, aberto apenas nos meses de verão.

Localizado na Estrada Geral do Braço São João, com fácil acesso pela BR-282, além da queda d’água em si, há várias piscinas naturais de águas cristalinas para se banhar cercadas por uma proeminente vegetação. O parque também oferece aos visitantes infraestrutura de churrasqueiras, piscinas infantis e restaurante.

Já a Cachoeira do Rio Vermelho, que na verdade é um combo de três quedas d’água, fica dentro do suntuoso Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. A trilha de nível moderado leva cerca de uma hora e em si já é um atrativo pela sua vegetação altamente preservada, densa e sempre verde, por onde voam e cantam muitos pássaros de espécies diferentes.

Após uma boa caminhada, eis que se chega aos pés da maior queda d’água, onde o passeio é coroado com um mergulho em piscinas naturais para recarregar as energias para o retorno. Para fazer essa trilha é recomendada a contratação de guiamento profissional, a fim de evitar acidentes na mata e nas cachoeiras. A Apuama Rafting e a Aventura no Caminho são duas das agências locais.

Morro do Queimado e voo livre

Foto de duas pessoas voando em dois parapentes em meio a grande morros verdes. Um dos parapente é azul e o outro é laranja. No Morro do Queimado se tem vista privilegiada para Santo Amaro e região como também é pista para voo livre – Foto: PM Santo Amaro da Imperatriz/Divulgação

O Morro do Queimado, também inserido no intermunicipal Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, é outro dos atrativos naturais de Santo Amaro da Imperatriz. Seus quase 700 metros de altitude permitem uma vista panorâmica da Grande Florianópolis, das montanhas da Serra do Tabuleiro e do litoral, com a comodidade de se poder subir até lá de carro (de preferência um 4×4).

Para quem prefere uma caminhada ou bicicleta, o percurso até o topo leva em torno de uma hora por uma estrada em sua maior parte asfaltada. Aos radicais de plantão, o morro também é pista de decolagem para voos livres que duram de 15 a 20 minutos e pousam no pé da montanha. Quem deseja viver a experiência precisa agendar o voo com operadoras locais, como a Ícaro Voo Livre e a Parapente Sul.

Trilha do Pico do Tabuleiro

Foto da verdejante Serra do Tabuleiro com vários picos. O céu está nublado. Pico da Serra do Tabuleiro tem mais de 1.200 metros de altitude – Foto: PM Santo Amaro da Imperatriz/Divulgação

Desbravar o pico da Serra do Tabuleiro é desafio a ser aceito por quem já tem experiência em trilhas e bom condicionamento físico. Ainda que o caminho seja bem demarcado, chegar aos 1.237 metros de altitude tem nível de dificuldade médio-alto por conta das longas subidas e das descidas íngremes.

São cerca de quatro horas até se alcançar o auge da aventura, passando por uma vegetação desafiadora. Quando se alcança o cume é possível avistar toda a Serra Geral e o litoral da região. A trilha até o Pico do Tabuleiro deve ser feita acompanhada de guiamento de agências locais por questões de segurança e orientação adequada. As empresas Apuama e Aventura no Caminho são duas opções.

Rafting

Foto de um grupo de oito pessoas em um bote inflável amarelo e preto. Eles estão dentro de um rio e passam por uma corredeira. A maioria das pessoas usa capacete e colete salva-vidas e estão sorrindo. Ao fundo, outro bote com duas pessoas, de costas para foto. No canto superior da foto, aparece parte de um paredão rochoso e vegetação. O rafting em Santo Amaro costuma ser feito no Rio Cubatão e operado pela Apuama Rafting – Foto: PM Santo Amaro da Imperatriz/Divulgação

Já para quem deseja desbravar as águas (não as termais) de Santo Amaro da Imperatriz, basta sentar em um bote, equipado com capacete e colete, e encarar corredeiras que vão requerer força no braço e trabalho coletivo para remar e não virar dentro d’água.

A Apuama Rafting é a operadora responsável por conduzir a aventura pelo Rio Cubatão. Para quem está iniciando, o esporte é praticado em águas calmas, com saudáveis doses de aventura, que permitem até a participação de crianças e idosos. São cerca de três quilômetros (uma hora de duração) percorridos no rio, rodeado pela mata do parque da Serra do Tabuleiro.

Os experientes, por sua vez, encontram na Expedição ao Cânion Preto uma oportunidade de liberar adrenalina, passando por corredeiras mais desafiadoras em um percurso de 14 quilômetros e quatro horas de duração abraçados por montanhas e Mata Atlântica.

A expedição, entretanto, é mais rara de acontecer porque o rio precisa estar em um nível ideal, não muito baixo e nem muito alto, o que tem provocado fila de espera para quem quer viver a experiência.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brusque perde para Santa Catarina e encerra temporada com eliminação na Copa SC

O Brusque, quatro dias após perder o acesso à Série B do Brasileirão, se despediu…

Casal é levado ao hospital com suspeita de intoxicação por metanol após beber uísque em Balneário Camboriú

Um casal foi levado ao hospital com suspeita de intoxicação por metanol após consumir uísque…

Conheça Laurentino, cidade que quase não tem desempregados

Conheça Laurentino, cidade com menos de 8 mil habitantes que quase não tem desempregados em…