Caminhos do Piraí de Joinville pode ganhar selo da ONU

Caminhos do Piraí: a rota de Joinville que pode ganhar selo da ONU – Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND

A rota Caminhos do Piraí, no bairro Vila Nova, foi escolhida pelo Ministério do Turismo para representar o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo, que será realizado na Arábia Saudita. O resultado será divulgado em novembro.

De acordo com a pasta, oito rotas brasileiras foram selecionadas nesta etapa, mas apenas duas avançarão para a final. A Rota Caminhos do Piraí reúne 15 propriedades vinculadas à Aterj (Associação de Turismo Eco Rural de Joinville).

“Ser finalista representa não apenas o reconhecimento da região, como também o potencial de contribuição para o turismo internacional”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.

Sobre a rota

O roteiro une natureza e história ao longo do Rio Piraí, oferecendo banhos em rios e cachoeiras, pesque-pague, venda de produtos coloniais e visitas a casas com arquitetura enxaimel, preservando a herança cultural germânica.

“Este reconhecimento motiva os nossos empreendedores a continuar trabalhando para atrair cada vez mais turistas para as propriedades e a região, que é conhecida por oferecer aventura aos visitantes”, explica a presidente da Aterj, Maiara Priscila Brummer.

O percurso inclui também parques aquáticos, atividades como caiaque e aluguel de quiosques, além de restaurantes especializados em tilápia, cervejarias artesanais e degustação de produtos coloniais como queijos, embutidos e pães caseiros.

A trilha do Pico Jurapê, um dos morros mais desafiadores de Santa Catarina, e a observação de aves são outros atrativos, assim como os piqueniques e o contato com animais.

Resultado sairá em novembro - Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND

Resultado sairá em novembro – Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND

Caminhos do Piraí impressiona por unir aventura, gastronomia e tradição - Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND

Caminhos do Piraí impressiona por unir aventura, gastronomia e tradição – Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND

A rota oferece piscinas naturais, quiosques, jardim sensorial, trilhas na mata, playground e área de piquenique - Divulgação/ND

A rota oferece piscinas naturais, quiosques, jardim sensorial, trilhas na mata, playground e área de piquenique – Divulgação/ND

A ONU Turismo reconhece locais com diversidade cultural e natural e que a priorizam como ferramenta de desenvolvimento do turismo rural. Além a Rota Caminhos do Piraí, foram selecionadas as vilas Antônio Prado (RS), Cocanha (SP), Conceição de Ibitipoca (MG), Delfinópolis (MG), Grão Mogol (MG), Leoberto Leal (SC) e Linha Bonita (RS).

Sobre o prêmio “Melhores Vilas Turísticas”

Criado em 2021, o prêmio exige que os destinos tenham baixa densidade populacional, preservem atividades tradicionais e transmitam os valores e o estilo de vida da comunidade.

As vencedoras recebem um selo de excelência e passam a integrar uma rede mundial de intercâmbio de experiências, boas práticas e fortalecimento do turismo rural.

Outro destaque: Rota Caminhos de Dona Francisca

Em 2022, a Rota Caminhos de Dona Francisca foi aprovada pelo Ministério do Turismo para integrar o projeto “Experiências do Brasil Rural”. No ano seguinte, recebeu a certificação oficial após atividades de capacitação, com 18 empreendedores locais qualificados para oferecer experiências de turismo rural. A rota abrange a área entre a BR-101 e a Serra Dona Francisca.

Caminhos do Piraí: a rota de Joinville que pode ganhar selo da ONU – Vídeo: Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem trabalhador morre prensado por caminhão em Tijucas

Um jovem de 22 anos morreu prensado por um caminhão da empresa em que trabalhava,…

Deco Batisti será candidato a deputado estadual e pode mudar de partido

O vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, será candidato ao cargo de deputado estadual nas eleições…

Visita de Lula na Indonésia destaca belezas exuberantes

Veja imagem da chegada de Lula na Indonésia – Foto: Divulgação/Palácio do Planato/ND Mais O…