• Home
  • Geral
  • Trump proíbe a entrada de estudantes estrangeiros em Harvard

Trump proíbe a entrada de estudantes estrangeiros em Harvard

Segundo o governo Trump, aceitar estudantes estrangeiros é um privilégio (Foto: Redes sociais, Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proibiu a Universidade de Harvard de aceitar estudantes estrangeiros. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22), pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA. A proibição vale a todos os alunos estrangeiros, recém-aprovados ou já matriculados. Harvard chamou a medida de ilegal. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

No anúncio, o governo de Trump ainda esclarece que os alunos já matriculados terão de ser transferidos para outras instituições. A medida entra em vigor no ano letivo de 2025 a 2026.

Segundo o governo Trump, aceitar estudantes estrangeiros é um privilégio, não um direito das universidades, e esse benefício pode ser retirado.

Harvard x Trump

A universidade, que é uma das mais prestigiosas dos Estados Unidos, vem enfrentando uma turbulenta relação com Trump. Em abril, Harvard foi a primeira instituição a desafiar abertamente o atual governo dos EUA, e vem se recusando a cumprir normas impostas, entre elas, a de eliminar todas as políticas de igualdade.

Continua depois da publicidade

Em comunicado, o Departamento de Segurança Interna afirmou tratar-se de uma retaliação por Harvard ter se recusado a cumprir normas exigidas pelo governo e acusou Harvard de “conduta pró-terrorismo”.

O governo informou ter cancelado a “Certificação do Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio”, documento necessário para que universidades norte-americanas possam matricular estudantes estrangeiros, em carta enviada à universidade.

Isso significa que:

  • A instituição não pode ter matriculado nenhum aluno com os vistos do tipo F ou J, que são os vistos de estudante que estrangeiros recebem para poder residir nos EUA enquanto estudam.
  • Os alunos de Harvard que atualmente vivem nos EUA com um desses dois tipos de visto terão de ser transferidos para outras universidades norte-americanas.

Em nota, Harvard diz que considera a medida ilegal e que “permanece totalmente comprometida em manter a habilidade de receber estudantes e professores de mais de 140 países”.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Governo Lula bloqueia R$ 31 bilhões no orçamento e aumenta IOF para buscar meta fiscal

Mais de 190 mil títulos de eleitor são cancelados em SC; veja como regularizar

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem trabalhador morre prensado por caminhão em Tijucas

Um jovem de 22 anos morreu prensado por um caminhão da empresa em que trabalhava,…

Deco Batisti será candidato a deputado estadual e pode mudar de partido

O vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, será candidato ao cargo de deputado estadual nas eleições…

Visita de Lula na Indonésia destaca belezas exuberantes

Veja imagem da chegada de Lula na Indonésia – Foto: Divulgação/Palácio do Planato/ND Mais O…