A gripe aviária, causada pelo vírus H5N1, voltou a ocupar o centro das atenções de especialistas em saúde pública em 2025 após infectar aves. Mas o que pouca gente sabe é que esse vírus também pode infectar humanos. Saiba quais sintomas são esperados quando isso acontece.
Continua depois da publicidade
Embora seja conhecida há décadas, o recente aumento de surtos em aves e mamíferos, combinado com registros isolados em humanos, acende um alerta sobre seu potencial de alastração, segundo o portal National Geographic.
Gripe aviária no Brasil: o que você precisa saber antes de comer frango e ovos
Ainda que a transmissão entre pessoas seja extremamente rara, o risco de mutações que facilitem essa disseminação preocupa a comunidade científica.
Continua depois da publicidade
Apesar da preocupação crescente, os especialistas destacam que ainda não há motivo para pânico. Atualmente, os casos em humanos são limitados e, quando ocorrem, costumam estar ligados ao contato direto com aves infectadas.
A vigilância científica é essencial para detectar possíveis mudanças no comportamento do vírus, já que mutações naturais podem aumentar sua capacidade de contágio entre humanos.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O que é o H5N1 e como ele age
O vírus H5N1, um subtipo da gripe aviária, atinge principalmente aves, mas já demonstrou capacidade de infectar mamíferos e até seres humanos.
Continua depois da publicidade
Apenas 66 pessoas foram infectadas nos Estados Unidos. Dentre eles, houve apenas uma morte. O caso se refere a um homem que já possuía outras comorbidades.
No que diz respeito aos sintomas, uma criança infectada após tomar leite não pasteurizado, apresentou febre e vômito, mas se recuperou.
A forma de contágio exige contato direto com animais contaminados ou com superfícies que carregam o vírus, o que reduz a disseminação. Essa característica também exige atenção redobrada em áreas rurais e granjas.
Continua depois da publicidade
Veja o infográfico: Gripe aviária causa alta mortalidade de aves em pouco tempo
Sintomas da gripe aviária em humanos
Nos casos conhecidos de contaminação humana, os sintomas da gripe aviária podem variar de leves a graves. Há, inclusive, casos de pessoas assintomáticas.
Os principais sintomas incluem febre, tosse, resfriado, conjuntivite, sintomas gastrointestinais e problemas respiratórios.
A orientação dos órgãos de saúde é que pessoas que apresentarem sintomas de gripe aviária se dirijam a uma unidade médica para receber o tratamento adequado.
Continua depois da publicidade
Leia também
Entenda o que muda na criação de aves em SC com novas regras para prevenir a influenza
Gripe aviária em humanos? Saiba mais sobre transmissão e sintomas