• Home
  • Geral
  • Automação têxtil transforma setor com ganhos em eficiência, qualidade e sustentabilidade

Automação têxtil transforma setor com ganhos em eficiência, qualidade e sustentabilidade

POMERODE – A industrialização da produção têxtil tem impulsionado a modernização do setor, proporcionando avanços significativos em eficiência produtiva, qualidade e sustentabilidade. Com o uso de tecnologia avançada e automação, os segmentos se tornam mais competitivos e preparados para atender às demandas do mercado global. Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) mostra que 42% das empresas do setor pretendem investir, moderadamente, principalmente em maquinário, tecnologia e automação, enquanto 31% planejam expandir sua capacidade produtiva a partir de 2025. Entre as inovações que têm revolucionado a cadeia produtiva estão equipamentos que aumentam a eficiência e reduzem o impacto ambiental.

Da cidade de Pomerode (SC), a Delta Máquinas Têxteis se destaca em toda a América pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas que exemplificam a automação no setor. A lavadora de amostras oferecida pela empresa, por exemplo, consome 80% menos água em relação a equipamentos convencionais, além de reduzir o uso de tecidos em 65% e o tempo de processo em até 90%. A empresa também conta com a linha de revisadoras que inspecionam até 40 metros de malhas ou tecidos por minuto, garantindo um rigoroso controle de qualidade.

Divulgação/Delta

“A industrialização da produção têxtil está impulsionando a evolução do setor, tornando as indústrias mais eficientes e sustentáveis. O futuro da indústria têxtil passa inevitavelmente pela automação, garantindo maior competitividade para as empresas brasileiras e alinhando o setor às exigências do mercado moderno”, comenta o CEO da Delta, Fábio Kreutzfeld. 

Entre outros produtos presentes no portfólio da empresa catarinense, também estão soluções como a embaladora automática que promove a redução do consumo de plástico, evita desperdícios e reduz o esforço manual dos trabalhadores, permitindo embalar até 240 rolos por hora e uma relaxadeira de malhas e tecidos que proporciona um ganho expressivo de tempo no processo de relaxamento dos materiais, que antes demorava 48 horas e agora é concluído em apenas 10 minutos, entre outras dezenas de máquinas. 

Potência têxtil brasileira 

O Brasil é um dos principais produtores têxteis do mundo, com 2 milhões de toneladas de volume de produção em 2023,  segundo relatório da empresa de pesquisa Inteligência de Mercado (IEMI), com apoio da Abit e do Senai CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil).  O setor têxtil e de confecção também faturou R$ 203,9 bilhões no mesmo ano e recebeu R$ 4,6 bilhões de investimentos, de acordo com o mesmo levantamento. 

Atualmente, existem 25,3 mil empresas ativas no país, gerando 1,3 milhão de empregos diretos, sendo o setor de confecção o segundo maior empregador da indústria de transformação, de acordo com a Abit. 

Sobre a Delta Máquinas Têxteis

Fundada em 2007, em Pomerode (SC), a Delta Máquinas Têxteis é referência em tecnologia para otimização da produção industrial têxtil, através do desenvolvimento de máquinas, equipamentos e softwares. São mais de 60 produtos em seu portfólio, aplicados aos processos de tecelagem plana, malharia circular, estamparia digital, beneficiamento e confecção. A Delta desenvolve, ainda, projetos de automação customizados, de acordo com a necessidade de cada cliente. Com foco na indústria 4.0 têxtil e confecção 4.0, alinha automação, gestão de dados e padronização de processos inteligentes. Suas soluções já estão presentes em toda a América, com mais de 300 clientes atendidos. 

Mais informações: www.deltamaquinastexteis.com.br

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Barateiro Futsal perde em casa no jogo de ida da final do Catarinense feminino

No jogo de ida da final do Campeonato Catarinense de Futsal Feminino, o Barateiro Havan…

Homem é preso em Brusque por suspeita de abusar da filha quando ela tinha 9 anos

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, na tarde de sexta-feira, 28, um homem de…

IMA divulga relatório de balneabilidade

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de…