Já é realidade: nosso país cresce cada vez mais, quando elas entram no mundo dos negócios. O Brasil teve um aumento no número de empreendedoras, que são, em maioria, chefes de família e trabalham principalmente no setor de serviços. Em geral, as mulheres procuram abrir novos negócios em busca de melhores condições de trabalho, aumento na renda ou, até mesmo, pela necessidade de recolocação, em caso de desemprego.
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Dados do DataSebrae, que usam informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstram que o Brasil somava 10,34 milhões de donas de negócios no final de 2024, representando 34,08% do total de empreendedores no país. No final de 2023, o número atingia 10,11 milhões.
Do montante total entre as mulheres empreendedoras, 9,06 milhões, ou 87,5%, trabalhavam por conta própria, enquanto 1,29 milhão, ou 12,5%, eram empregadoras. Considerando a escolaridade, 4,32 milhões possuem ensino médio (completo ou incompleto), 3,2 milhões conquistaram o ensino superior, enquanto 2 milhões possuem somente o ensino fundamental. Em torno de 500 mil não têm instrução.
Outro recorte apontado na pesquisa é o setor de atividade, sendo o principal o de serviços (56,81%), seguido do comércio (25,14%) e indústria (11,57%). Algumas atividades, no entanto, ainda são menos representativas para as mulheres empreendedoras, como agropecuária (5,45%) e construção (1,01%).
Não há idade certa para começar a empreender e os dados de mulheres empresárias refletem essa realidade. Mais de 660 mil brasileiras com 65 anos ou mais são donas de seu próprio negócio, enquanto 730 mil das empreendedoras possuem até 24 anos. A maior predominância, no entanto, está nas faixas entre 35 e 44 anos, de 25 a 34 anos e de 45 a 54 anos, respectivamente. Juntas, estas três faixas somam 7,46 milhões de geradoras de emprego e renda.
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Encorajar, inspirar e conectar: a força do movimento de empreendedorismo feminino
Ter sucesso na carreira, conciliar a vida doméstica com a profissional e priorizar suas necessidades parece um desafio difícil de ser superado para muitas mulheres que possuem o sonho de ter um negócio para chamar de seu. Por isso, para uma líder, estar próxima de quem possui os mesmos objetivos pode ser o combustível que falta para criar coragem e tirar as ideias da gaveta.
Fomentar o empreendedorismo feminino, inspirando as futuras e atuais empreendedoras a alavancarem seus rendimentos, promovendo a inovação, aprimorando técnicas e estratégias para conquistar novos contratos e clientes, é justamente o papel de eventos empresariais que entendem a importância de ter mulheres competentes e qualificadas como referência.
Quando uma mulher se torna empreendedora, ela amplia as chances de impulsionar a sua renda, contribuindo para melhorar a vida da sua família, mas também para o desenvolvimento de uma sociedade menos desigual. No entanto, ainda é preciso investir no fomento e na profissionalização destas mulheres, para que suas competências sejam aprimoradas, elevando os ganhos.
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O empreendedorismo feminino é baseado em inspiração, desafios e conquistas. Por isso, nomes prestigiados como Cíntia Chagas, Luiza Possi, Carolina Duque, Nancy Serapião Ana Maria Diniz e Luana Génot estão entre as mulheres inspiradoras que vão compartilhar experiências, dificuldades e acertos no Empreende Brazil Conference, que acontece entre os dias 23 e 24 de maio em Santa Catarina. O evento será realizado na Arena Opus, em São José, com expectativa de receber mais de 6 mil participantes na sua 11ª edição. Serão mais de 80 palestrantes e mentores, incluindo:
- Cíntia Chagas, influenciadora digital com mais de 7 milhões de seguidores no Instagram. Cíntia ainda é escritora, professora e palestrante
- Luiza Possi, cantora, compositora, apresentadora e palestrante
- Ana Maria Diniz, empresária graduada em Administração, com especialização pela Harvard Business School, conhecida pelos 17 anos em que atuou no Grupo Pão de Açúcar
- Luana Génot, Presidente e Diretora Executiva do ID_BR – Instituto Identidades do Brasil
- Carolina Duque, vice-presidente de relações humanas e experiência do cliente da Lacoste América Latina e mentora de empresários
- Soraya Zonta, fundadora e CEO da Bioart Biodermocosméticos
- Silvia Belluzzo, diretora de marketing no Tik Tok e fundadora do Movimente-se
- Carol Wehba, head comercial na Forbes Brasil
- Dayane Titon, diretora comercial e de marketing da Bally
Serão dois dias transformadores, em que as mulheres empreendedoras poderão se informar, apresentar seus negócios, participar de palestras, mentorias e ter acesso a uma vasta rede de networking que compartilha com grandes nomes, inovações e oportunidades que moldam o futuro dos negócios. No ano passado, a 10ª edição reuniu 6 mil pessoas, com mais de 70 mentes brilhantes que compartilharam suas experiências em palestras e consultorias.
“O evento Empreende Brazil nos conectou com muitos clientes, então para a gente é importante tanto em vendas como em posicionamento, reconhecimento de marca e branding“, contou Jaqueline Roeher, head de marketing da Goshen Land, na edição passada.
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“Além desse lado de incentivar o empreendedorismo, mostrar nossa marca, estando em um evento tão bacana”, completou Gabriela Pinheiro, sócia da Gpinheiro.
Nesta edição, palcos exclusivos estarão dedicados especialmente às mulheres empreendedoras. Quem comparecer, sairá desse encontro com ideias para começar a empreender, bem como conteúdos valiosos para quem já é gestor e quer aumentar o faturamento, além de habilidades necessárias para otimizar os negócios e muito mais.