O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com uma “forma agressiva” de câncer de próstata. A doença já está em metástase nos ossos, segundo informações divulgadas pelo seu gabinete no domingo (18).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
“Na semana passada, o presidente Joe Biden foi examinado para a descoberta de um novo nódulo na próstata após apresentar sintomas urinários crescentes. Na sexta-feira, ele foi diagnosticado com câncer de próstata, caracterizado por um escore de Gleason de 9 (Grupo Grau 5) com metástase óssea”, afirma o comunicado.
O câncer de próstata é classificado através de uma pontuação chamada escore de Gleason, em uma escala de 1 a 10, medindo a aparência das células cancerígenas em comparação com as células normais.
Segundo as informações do gabinete de Joe Biden, o câncer dele é estágio 9 nessa escala, ou seja, é considerado entre os mais agressivos.
Continua depois da publicidade
O ex-presidente procurou atendimento médico na última semana depois de apresentar sintomas urinários e um “pequeno nódulo”. O diagnóstico foi feito na sexta-feira, e as células cancerígenas já se espalharam para os ossos.
“Embora esta represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz. O presidente e sua família estão analisando as opções de tratamento com seus médicos”, afirmou o gabinete.
Saúde de Joe Biden
Joe Biden deixou o cargo de presidente dos EUA no início deste ano como o presidente mais velho da história do país, aos 82 anos. Durante o mandato, ele enfrentou questionamentos sobre a idade e sobre a própria saúde, que o levaram a desistir da candidatura à reeleição.
Um debate contra o atual presidente Donald Trump foi um dos momentos mais marcantes, no fim de junho de 2024, quando ele se perdeu em algumas falas. Posteriormente, ele disse estar cansado e resfriado na data.
Continua depois da publicidade
*Com informações de g1 e CNN Brasil
Leia também
Joe Biden deseja sucesso a Trump e fala de ameaças à democracia nos EUA
Trump recua e nega intenção de buscar terceiro mandato como presidente dos EUA