Santa Catarina realizou neste domingo (18) o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, organizado pela Defesa Civil estadual. Cerca de 260 mil pessoas em 256 municípios foram envolvidas, em um formato inédito para testar a capacidade de mobilização das equipes em situações extremas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A simulação teve início no período da manhã e se encerrou no final da tarde. O Estado operou em modo de resposta plena, com o objetivo de testar protocolos, reforçar a prontidão das equipes e integrar esforços entre municípios e Estado.
Às 9h15, a população catarinense recebeu, de forma simultânea, um alerta de emergência que marcou o início do evento oficialmente. Durante o dia, cenários críticos foram simulados pelas equipes a partir dos principais riscos identificados em Santa Catarina. Entre eles estão:
- Deslizamentos de terra em áreas urbanas e rurais;
- Enchentes e enxurradas com evacuação de comunidades;
- Queda de barreiras em rodovias;
- Isolamento de localidades;
- Interrupções no fornecimento de energia elétrica;
- Rompimentos fictícios de barragens;
- Abertura e operação de abrigos temporários;
- Cadastramento de famílias afetadas;
- Distribuição de itens de ajuda humanitária e atendimento psicossocial.
Continua depois da publicidade
— Este simulado nos permitiu testar, na prática, a capacidade de articulação e resposta do nosso sistema de proteção. É um exercício sobre salvar vidas, sobre estar preparado e saber agir com rapidez e inteligência. Santa Catarina se fortalece hoje como referência nacional em gestão de desastres — destacou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.
Veja fotos do simulado de desastres naturais
Ainda, foram feitas reuniões setoriais, regionais e mesorregionais para avaliação dos impactos simulados, com o intuito de mapear as áreas que precisariam de maior atenção caso os cenários fossem reais.
Foram feitas duas reuniões do Comando Unificado, liderada pelo secretário Mário Hildebrandt, com os representantes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) e o staff técnico da Secretaria.
Continua depois da publicidade
Resultados e próxima edição do simulado
Agora, os municípios participantes do simulado irão enviar os dados para a equipe técnica da secretaria, que apresentará os resultados consolidados no dia 22 de junho. O documento deve reunir os aprendizados e boas práticas obtidos, e também os pontos a serem aprimorados.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil confirmou a realização da segunda edição do Simulado Geral de Gestão de Desastres no próximo ano, no dia 17 de maio de 2026.
A expectativa para a próxima simulação é ampliar a participação dos municípios e garantir a Santa Catarina o status de referência nacional em preparação para desastres.
Leia também
Defesa Civil de SC faz simulado de desastres naturais no domingo com evacuação e uso de abrigos
Continua depois da publicidade
Saiba como vai funcionar o simulado de desastres naturais em SC neste domingo