O papa Leão XIV recebeu neste domingo (18) uma carta do presidente Lula, entregue pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, o convidando para visitar o Brasil durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, que acontece em novembro em Belém.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O convite foi entregue depois da missa inaugural do pontificado de Leão XIV, no Vaticano. Alckmin representou o Brasil na ocasião, e teve um breve encontro com o papa, no qual cumprimentou Leão XIV e beijou a mão do pontífice.
“Levo o convite do nosso presidente para que Sua Santidade esteja presente na COP 30, em Belém do Pará, uma vez que a preocupação ambiental é uma das prioridades do pontificado. O novo Papa traz a missão de semear a paz e encher o mundo de esperança”, escreveu o vice-presidente nas redes sociais.
Veja fotos do novo papa

A missa deste domingo marcou o início do pontificado do líder da Igreja Católica (Foto: Reuters, Claudia Greco)

“Nos ajudem a construir pontes, com diálogos”, disse Leão XIV em primeiro discurso (Foto: Hannah McKay, Reuters)
Continua depois da publicidade
O que é a COP 30
A Conferência das Partes (COP) é uma reunião organizada anualmente pela ONU, que reúne lideranças de quase 200 países para discutir soluções contra as mudanças climáticas. A conferência segue o Acordo de Paris, que usca limitar o aquecimento global.
Neste ano, a cidade de Belém, no Pará, recebe a COP 30. Pela primeira vez, o evento acontece na Amazônia, o que destaca a importância da região e o papel do país na preservação das florestas.
*Com informações do g1
Leia também
Papa Leão XIV se encontra com presidente da Ucrânia e faz apelo por paz
“Ainda vemos muita discórdia”: Leão XIV critica marginalização dos pobres e pede união