• Home
  • Geral
  • Mais de 473 mil pessoas pediram devolução de descontos de associações no INSS nesta quarta

Mais de 473 mil pessoas pediram devolução de descontos de associações no INSS nesta quarta

Todas as 41 entidades foram contestadas pelos cidadãos que tiveram valores descontados (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu 480.660 retornos de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios, até as 16h desta quarta-feira (14), primeiro dia em que os beneficiários puderam notificar o órgão sobre possíveis fraudes. Desse total, 473.940 (98,6%) informaram não reconhecer o vínculo com associações e pediram a devolução do dinheiro. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Outros 6.720 beneficiários reconheceram a autenticidade do desconto e por isso não fizeram a solicitação para receber o dinheiro de volta.

Este foi o primeiro dia em que os beneficiários do INSS puderam notificar o órgão de que podem ter sido vítimas do esquema de fraudes revelado em operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União, realizada em abril.

As informações foram divulgadas pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, em coletiva de imprensa.

Continua depois da publicidade

Entidades contestadas

De acordo com Waller, 41 entidades foram contestadas, ou seja, não foram reconhecidas pelos cidadãos que tiveram valores descontados. O número corresponde a todas as associações cadastradas.

A partir da contestação pelo beneficiário, as entidades terão 15 dias úteis para enviar ao INSS a documentação que comprovaria o vínculo com o segurado e a autorização para o desconto. De posse desses documentos, o beneficiário e o INSS vão analisar se há irregularidades na assinatura ou em outra documentação do desconto.

Caso queira, a entidade também poderá devolver o valor descontado do segurado por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor segue direto para o Tesouro Nacional e será ressarcido ao beneficiário por meio do benefício no INSS.

— Esse pagamento não vai para a conta do segurado, vai para o Tesouro e o INSS vai ressarcir em folha. Não informe nada a ninguém, não assine nada, não dê qualquer tipo de informação. O pagamento não vai para a conta do segurado, vai para o INSS. O INSS vai pagar o segurado por meio do benefício — frisou Waller.

Continua depois da publicidade

O presidente do órgão afirmou ainda que o INSS está monitorando os canais de atendimento e verificando se será necessário abrir outras possibilidades de contato com os cidadãos.

— Esse pedido não tem prazo para terminar, não precisa ter uma correria, ele não tem prazo para findar. Uma das coisas que o INSS se compromete com todos: nenhuma comunidade vai ser alojada, retirada desse procedimento — destacou.

Também nesta quarta (14), a área de descontos associativos da plataforma Meu INSS, via aplicativo ou desktop, teve 1,6 milhão de acessos.

Ainda, 738 mil beneficiários entraram na área específica para o caso, mas não tiveram nenhum desconto em todo esse período.

Continua depois da publicidade

Como contestar os descontos?

  • Acesse o aplicativo Meu INSS e faça o login com a conta gov.br.
  • Depois, acesse a opção “Do que você precisa?” e digite “consultar descontos de entidades”. Nesta aba, o aplicativo vai mostrar quais associações realizaram os descontos nos seus benefícios e os valores descontados entre março de 2020 e de 2025;
  • Em seguida, marque se autorizou ou não para cada uma das entidades listadas;
  • Informe e-mail e telefone para contato, e declare se os dados são verdadeiros;
  • Por fim, clique no botão “enviar declarações”.

Não será necessário, inicialmente, incluir documentos ou comprovantes para afirmar que não autorizou a cobrança.

O procedimento também pode ser feito pelo canal telefônico 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Segundo o INSS, para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.

Leia ainda

Quem são os envolvidos no escândalo do INSS no governo Lula e Bolsonaro

INSS determina bloqueio de novos descontos de empréstimos consignados após fraudes

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Liga Catarinense de Futevôlei 2025

A emoção do esporte de areia toma conta de Timbó neste sábado, dia 5 de…

Bombeiros divulgam detalhes de acidente que deixou motociclista inconsciente em Guabiruba

O Corpo de Bombeiros divulgou detalhes do acidente que deixou um motociclista desacordado em Guabiruba,…

Museu do Automóvel de Pomerode tem entrada gratuita em julho

Museu do Automóvel de Pomerode celebra 6 anos com entrada gratuita em julho – Foto:…