• Home
  • Geral
  • Cidade mais isolada do Brasil fica a 15 dias de viagem do centro urbano mais próximo

Cidade mais isolada do Brasil fica a 15 dias de viagem do centro urbano mais próximo

Isolada no coração da Amazônia, cidade enfrenta desafios, mas encanta com tradições e paisagens preservadas (Foto: Reprodução, Marinha do Brasil)

No coração da Amazônia, Marechal Thaumaturgo, no Acre, carrega o título de cidade mais isolada do Brasil. Acesso limitado a barco ou avião e dias de viagem pelo rio mostram o desafio de chegar a esse paraíso intocado.

Continua depois da publicidade

Com cultura vibrante e natureza preservada, o município de 17 mil habitantes vive realidade única, mas sofre com infraestrutura precária e serviços públicos limitados.

Fundada em 1992, a cidade homenageia Gregório Thaumaturgo de Azevedo, militar crucial na anexação do Acre ao Brasil. Sua história começa no seringal Minas Gerais, palco de disputas internacionais antes da emancipação.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Isolamento geográfico

Cercada por mata densa e grandes rios, a cidade só é acessível por dois caminhos: de barco ou avião. Pelo ar, são 90 minutos desde Cruzeiro do Sul, cidade mais próxima.

Já pelo rio, a jornada dura impressionantes 14 dias. A viagem depende das condições climáticas e pode não acontecer em dias chuvosos. Essa dificuldade moldou a vida local por décadas.

O isolamento criou fenômeno raro: cultura preservada e belezas naturais intocadas. A vida comunitária é marca registrada da cidade, onde todos se unem para atividades básicas. Os moradores se juntam para pescar, plantar e caçar, mantendo tradições ancestrais.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Desafios da infraestrutura e serviços públicos

Sem estradas ou acesso fácil, os moradores desenvolvem rotina adaptada ao isolamento. A pesca e agricultura de subsistência são essenciais, enquanto o rio Juruá serve como principal via de transporte.

O IDH de 0,501 – abaixo da média nacional de 0,760 – reflete as dificuldades. Atendimentos médicos especializados e outros serviços de saúde dificilmente são acessados pelos moradores.

Na educação, há apenas 3 escolas de ensino médio para toda população. O primeiro curso superior só chegou em 2020, revelando o atraso educacional na região isolada.

Continua depois da publicidade

Leia também

Oceanógrafa descobre que ondas de calor estão degradando a costa brasileira

A cidade brasileira que tem a maior reserva de águas termais do mundo

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

UCI Gran Fondo Brasil 2025 acontece em Timbó

O UCI Gran Fondo Brasil 2025 transforma Timbó no centro do ciclismo mundial nesta semana.…

Seis pessoas são indiciadas por fraude de doações para Hospital Azambuja

A Polícia Civil de Santa Catarina indiciou seis pessoas pelo esquema de fraude de doações…

Novos secretários de Meio Ambiente e de Planejamento de Guabiruba são anunciados

Dois novos secretários foram nomeados nesta semana. O então secretário de Meio Ambiente, Ulissis Otto,…