MUNDO – Em um conclave histórico, o cardeal americano Robert Francis Prevost, O.S.A., foi eleito hoje como o 266º Papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV. A notícia foi anunciada ao mundo a partir da Praça de São Pedro, onde milhares de fiéis se reuniram para acompanhar a escolha do sucessor de Pedro.
Quem é o novo Papa?
Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost ingressou na Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.) e foi ordenado sacerdote em 1982. Com uma trajetória marcada pelo serviço missionário, especialmente no Peru, onde atuou por mais de duas décadas, o agora Papa Leão XIV é reconhecido por sua profunda espiritualidade, conhecimento teológico e experiência pastoral.
Em 2015, foi nomeado Bispo de Chiclayo (Peru) pelo Papa Francisco, e, em 2023, assumiu como Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, cargos que o colocaram em destaque na Cúria Romana.
Um pontificado de continuidade e desafios
A escolha de Prevost reflete a busca por um pontificado de equilíbrio, combinando experiência administrativa, sensibilidade pastoral e conhecimento das realidades globais da Igreja. Seu nome papal, Leão XIV, remete a uma tradição de papas que marcaram a história, como Leão XIII, conhecido por sua encíclica social Rerum Novarum.
Texto: jornalista Judson Lima