O primeiro dia de conclave, nesta quarta-feira (7) chegou ao fim sem um novo papa definido pelo Colégio Cardinalício. A fumaça preta, que indica que a votação não chegou aos dois terços necessários, saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 16h (horário de Brasília).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Dessa forma, as votações continuam na quinta-feira (8). Nesta quarta, primeiro dia de conclave, somente uma votação integra a programação. Inicialmente, às 5h, os cardeais participaram de uma missa dentro da Basílica de São Pedro.
Por volta das 11h30, eles realizaram orações na Capela Paulina antes do conclave. Eles saíram em procissão até a Capela Sistina, onde as portas foram fechadas e teve início o conclave. Os cardeais fizeram os juramentos e teve início a primeira votação, única prevista no dia.
Na Praça São Pedro, cerca de 45 mil fiéis aguardavam pela fumaça na chaminé. Foi somente às 16h, duas horas depois do previsto no cronograma do Vaticano, que a fumaça preta tomou conta do céu do Vaticano.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira, segundo dia de conclave, até quatro votações podem ser realizadas, com duas fumaças previstas — por volta das 7h e das 14h, no horário de Brasília. Contudo, tendo uma definição, a fumaça pode sair nos outros horários de votação — 5h30 e 12h30.
Veja os horários do conclave nesta quinta
- Perto de 5h30: primeira votação do segundo dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá;
- Perto de 7h: segunda rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta;
- Perto de 12h30: terceira rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá;
- Perto de 14h: quarta rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta.
Veja as fotos do conclave
Previsão é que conclave dure poucos dias
Se os cardeais ainda não tiverem definido um novo papa na quinta-feira, novas votações devem acontecer nos próximos dias. Porém, a expectativa é que o conclave não se arraste por muito tempo.
Continua depois da publicidade
Não há um limite de duração para o conclave, sendo que o mais longo já chegou a durar quase três anos, e o mais curto foi resolvido em horas. Contudo, as últimas votações não duraram mais do que três dias.
A duração média dos últimos 10 conclaves foi de 3,2 dias, e nenhum durou mais de cinco. Os conclaves que elegeram o Papa Bento XVI, em 2005, e o papa Francisco, em 2013, foram concluídos em dois dias.
Caso a fumaça branca não saia em três dias, as votações serão interrompidas por 24 horas para que os cardeais tenham um período de oração e reflexão.
*Com informações do g1
Leia também
Sopa de legumes, janelas fechadas e proibição de bolo: as curiosidades que cercam o conclave
Continua depois da publicidade
“Que seja eleito o papa que a humanidade precisa”, diz cardeal na abertura do conclave
Como funciona a rotina dos cardeais durante o processo do conclave