Olá, bom dia! Está servido o Café com Ânderson desta terça-feira, 6 de maio de 2025. Os destaques de bastidores você lê na coluna. Veja abaixo:
Continua depois da publicidade
União Brasil
Os três deputados estaduais do União Brasil em Santa Catarina se reuniram com o governador Jorginho Mello (PL) no fim da tarde desta segunda-feira (5), na Casa D’Agronômica. Após o encontro, segundo fontes do Centro Administrativo, Jorginho passou a contar com a sigla em sua base governista na Alesc. O trio do partido é formado por Jair Miotto, Marcos da Rosa e Sérgio Guimarães.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A conversa
Continua depois da publicidade
Durante a reunião, Jorginho afirmou já ter um acerto com os líderes nacionais do União Brasil e do Progressistas — partidos que agora passam a atuar em federação — visando 2026. O encontro na Casa D’Agronômica serviu como uma aproximação entre os parlamentares e o governador. No entanto, o União não indicou nomes para secretarias nem para outros cargos no governo durante a conversa, mas o governador deixou as portas abertas.
Posição
A coluna conversou, na noite desta segunda-feira (5), com o deputado Sérgio Guimarães, conhecido por suas manifestações contundentes. Ele afirmou que manterá o tom crítico adotado até agora e que não mudará sua postura em relação aos temas que acompanha.
Podemos
Jorginho também passou a incluir, em seus cálculos políticos, o apoio do Podemos na Alesc. A presidente estadual do partido, deputada Paulinha, já havia sinalizado essa intenção. Fontes do governo afirmam que a entrada do Podemos na base está confirmada. Assim como o União, o partido conta com três deputados estaduais: Paulinha, Camilo Martins e Lucas Neves.
Tamanho da base
Com a adesão dos seis deputados do União Brasil e do Podemos, Jorginho passa a contar com o apoio de 28 dos 40 deputados estaduais que compõem a Alesc.
Continua depois da publicidade
Movimento do União
A entrada do União Brasil é o movimento que mais altera o cenário político para 2026. O presidente estadual do partido, deputado federal Fábio Schiochet, vinha demonstrando alinhamento com o projeto de João Rodrigues (PSD) para o próximo ano. Há quem aposte que a mudança de Schiochet esteja relacionada ao novo cenário imposto pela federação entre União e Progressistas, que terá o comando em Santa Catarina sob liderança dos progressistas.
Primeiro encontro
Na manhã desta terça-feira (6), aliás, ocorrerá o primeiro encontro entre os deputados estaduais do União Brasil e do Progressistas na nova federação. A reunião entre os seis parlamentares está marcada para as 8h, e contará também com a presença de Fábio Schiochet.
Embaixadores
O potencial de um dos setores que mais cresce em Santa Catarina foi apresentado nesta segunda-feira (5) à comitiva de embaixadores de cinco países do mundo árabe. O encontro foi conduzido pelo governador Jorginho Mello e pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett. Fett destacou os avanços do setor, que representa 7,5% do PIB estadual. Além disso, durante os encontros, o secretário promoveu conexões entre empresas catarinenses de destaque e os embaixadores do Oriente Médio.
Na Alesc
Estão em fase final no governo os novos projetos na área da segurança pública, que serão enviados à Alesc. O principal destaque é a criação de um quadro de militares temporários. Em 2022, ainda no governo Moisés, foi feita uma primeira tentativa, mas a proposta acabou rejeitada por apenas um voto.
Continua depois da publicidade
Novos juízes
O TJ-SC divulgou a classificação final dos 40 aprovados no concurso da magistratura. O primeiro lugar ficou com Arlei Wiclif Leal da Silva, de São Paulo.
Indicados
Os membros do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) escolheram os indicados à composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2026-2028. A eleição interna no MPSC ocorreu nesta segunda-feira (5/5). A indicação para a recondução do promotor Fernando da Silva Comin ao CNMP foi confirmada com o voto de 406 eleitores. Para a indicação ao CNJ, o procurador de Justiça Gercino Gerson Gomes Neto recebeu 362 votos. Ambos já foram chefes do MP-SC por dois mandatos.