Nos primeiros quatro meses de 2025, a Prefeitura de Blumenau registrou 137 casos confirmados de dengue, número 99,7% menor do que os casos registrados no mesmo período de 2024.
Os dados são referentes ao período de 29 de dezembro de 2024 a 26 de abril de 2025 comparado ao período de 31 de dezembro de 2023 a 27 de abril de 2024, mostrando uma enorme queda na incidência da dengue em Blumenau.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Assim como o número de casos confirmados, Blumenau também confirmou queda de 94,1% em notificações, ou seja, suspeitas de dengue. O que comprova que a incidência da doença está de fato diminuindo na região.
Alerta e prevenção devem continuar
Mesmo com os números da dengue diminuindo em relação ao ano passado, a Secretaria de Promoção da Saúde em Blumenau alerta que a comunidade precisa permanecer atenta em relação ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Alguns bairros de Blumenau contam com mais de 100 focos do mosquito encontrados pelas equipes de Combate à Dengue, com destaque para a Itoupava Central, com 173 focos, Progresso, com 153, e Itoupavazinha, com 143 focos registrados.
Entre os dias 22 e 28 de abril, 110 focos foram encontrados, número que está na média semanal de novos focos registrados no município. O que indica a importância de os moradores continuarem se prevenindo.
Como eliminar criadouros do mosquito
Diversas ações ajudam a evitar a presença do mosquito Aedes aegypti nas residências, como eliminar criadouros e denunciar terrenos com entulhos ou abandonados.
Dentre as principais ações estão:
- Esvaziar e limpar recipientes como vasos de plantas, pneus, garrafas, baldes e pratos de plantas;
- Limpar calhas e lajes para evitar acúmulo de água;
- Manter lixeiras bem tampadas;
- Cobrir piscinas que não estejam em uso;
As denúncias sobre terrenos sujos ou abandonados devem ser feitas para o telefone 156 ou pelo WhatsApp (47) 3381-7770.
Leia Mais
Bairro Victor Konder terá rua totalmente interditada para obras nesta quarta-feira em Blumenau
Homem mata a companheira a facadas em Brusque e é preso cerca de 120 km do local do crime
Vereadores de Blumenau questionam arrecadação, impactos no comércio e necessidades da Área Azul
Participe dos canais do Portal Alexandre José