• Home
  • Geral
  • Prefeitura de Blumenau vai fechar abrigo para moradores de rua e terceirizar o serviço

Prefeitura de Blumenau vai fechar abrigo para moradores de rua e terceirizar o serviço

Amblu será desativado a partir de 1º de maio (Foto: Patrick Rodrigues, NSC)

A prefeitura decidiu fechar o Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu), criado pelo município em 2000 para atender moradores de rua. A partir do dia 1º de maio, o serviço será totalmente terceirizado, ficando sob a responsabilidade da Associação Família Feliz e do Instituto Edificando Vidas.

Continua depois da publicidade

A decisão foi aprovada durante uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Assistência Social, ocorrida na quinta-feira (24). Houve votos contrários à proposta.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O Amblu deixou de ser o único local a abrigar moradores de rua em 2023, quando a prefeitura firmou parceria com as duas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sob a justificativa de alta demanda. Em ofício no mês passado, o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, disse aos conselheiros ter observado que o serviço prestado pelas instituições, com casas menores, permitiu encaminhar melhor os usuários, reduzir conflitos e aumentar as chances de a pessoa sair das ruas.

“Além disso, a existência de casas em diferentes localidades do município também diminuiu a tensão com a vizinhança e comerciantes locais”, cita o secretário do ofício. No documento, Borgonovo menciona também que a terceirização do serviço permite uma diminuição nos custos. A prefeitura estima R$ 1,5 milhão de economia ao ano para o município.

Continua depois da publicidade

Primeira internação involuntária em Blumenau é de um morador de rua

chart visualization

E como fica o serviço agora?

A prefeitura de Blumenau diz que o fechamento do Amblu não trará prejuízos à prestação do serviço e os quase 30 funcionários concursados vinculados ao abrigo serão remanejados para outros setores. Alguns vão atuar na abordagem social, que passará a ter equipes 24 horas por dias nas ruas da cidade.

Outros colaboradores foram transferidos para o Centro Pop, que oferece assistência aos moradores de rua para acessar serviços públicos e também para quem quer ajuda para deixar as ruas. No local, também são oferecidos alimentação, espaço para higiene pessoal e atendimento psicossocial. O Centro Pop terá o horário de atendimento ampliado em uma hora, passando a ser das 7h às 18h.

Os encaminhamentos de moradores de rua para os abrigos na Associação Família Feliz e no Instituto Edificando Vidas serão feitos pelo Centro Pop. A prefeitura vai pagar as instituições pelo número de pessoas atendidas.

A resolução que definiu o chamado “Reordenamento dos Serviços Voltados à População de Rua” prevê imóveis separados para receber exclusivamente homens e outro para mulheres com crianças. A alteração também inclui a contratação de vagas para casa de passagem.

Continua depois da publicidade

Como vai funcionar serviço da BRK de limpa fossa em Blumenau onde não houver rede de esgoto

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Caminhão é flagrado com diversas irregularidades durante ocorrência na rua Gustavo Halfpap, em Brusque

Na manhã da terça-feira, 21, uma equipe da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) flagrou…

Deputado estadual Junior Cardoso visita prefeitos de Guabiruba e Botuverá

O deputado estadual Junior Cardoso (PRD) se reuniu nesta segunda-feira, 20, com os prefeitos de…

Oktoberfest de Blumenau inova com sistema wireless de segurança contra incêndios – Misturebas News

Blumenau (SC) – A Oktoberfest 2025, que segue até o dia 26 de outubro no…