• Home
  • Geral
  • Café com Ânderson: Jorginho mostra por que precisa atuar mais junto ao governo federal

Café com Ânderson: Jorginho mostra por que precisa atuar mais junto ao governo federal

Bom dia, bom dia! É quinta-feira, 24 de abril de 2025, e o Café com Ânderson está servido, quentinho de informações e bastidores. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

O que se espera

A atuação do governador Jorginho Mello (PL) nas discussões sobre o Morro dos Cavalos comprova o motivo pelo qual ele era cobrado a participar mais ativamente das mesas com o governo federal. Hábil politicamente e nas articulações em Brasília, Jorginho levou na bagagem uma proposta de solução bem recebida, além de ter se sentado ao lado do ministro Renan Filho — com quem já trocou rusgas — sem qualquer hesitação. Apesar de o projeto ainda precisar ser aprofundado, é esse o tipo de postura que se espera de um governador, especialmente de um político acostumado a transitar nesses ambientes.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Primeiro passo

Espera-se que essa seja apenas a primeira de outras ações de aproximação entre Jorginho e o governo federal. Não em termos políticos, mas sim por meio de iniciativas de Estado. A imagem desta quarta-feira (23), com a mesa do Ministério dos Transportes reunindo nomes da política catarinense e do governo federal, de diferentes grupos políticos, é um alento.

Estaduais

A mobilização de deputados estaduais em torno do tema também foi positiva. O presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), esteve presente, acompanhado de Sérgio Guimarães (União Brasil), Tiago Zilli (MDB) e Marquito (PSOL).

Continua depois da publicidade

TCU

Após a minuta da otimização do contrato da BR-101 ser protocolada no TCU, os olhares se voltarão para a definição do relator no Tribunal. As autoridades catarinenses pretendem fazer pressão e manter diálogo constante com o conselheiro designado, visando um parecer favorável a Santa Catarina.

Free flow

O senador Esperidião Amin comemorou a confirmação do ministro Renan Filho sobre a inclusão de um cronograma para a implantação do “free flow” — pedágio sem parada — na otimização do contrato da Arteris. O projeto sobre o tema, aprovado no Congresso, é de autoria do senador catarinense.

Aliás

Em São Paulo, onde o “free flow” já foi implantado, os relatos indicam uma redução de até 40% nos custos das tarifas de pedágio.

Lula em SC

O deputado federal Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, anunciou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visitará Santa Catarina no dia 29 de abril, próxima terça-feira. A visita seria em Itajaí.

Continua depois da publicidade

Mas…

Por outro lado, a assessoria da Presidência da República ainda não confirma a agenda. Lula viajará ao Vaticano neste fim de semana para o funeral do Papa Francisco — essa é, até o momento, sua única agenda confirmada. Uma prévia dos compromissos da próxima semana deve ser divulgada nesta sexta-feira (25).

Convite

No mês passado, o governador Jorginho Mello (PL) teria convidado o ex-secretário da Fazenda do Estado, Antonio Gavazzoni, para assumir a presidência da Celesc, segundo fontes ouvidas pela coluna. Gavazzoni, no entanto, recusou a proposta.

Na advocacia

Desde que saiu do cargo de secretário da Fazenda, em 2017, Gavazzoni tem se dedicado à advocacia. Ele mantém um escritório renomado em Brasília.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brusque Basquete inicia fase final do Catarinense com vitória

O Brusque Basquete Havan venceu o Apab Blumenau, atual campeão, nesta quarta-feira, 22, no primeiro…

Mulher colide contra barreira e capota carro em Guabiruba

Uma mulher colidiu contra uma barreira de barro na estrada do Lageado Alto, em Guabiruba,…

“Prefeitura não é babá de gente burra ou barbeira”, diz vice-prefeito de Brusque sobre segurança da nova Beira Rio

O vice-prefeito de Brusque e secretário de Infraestrutura Estratégica, Deco Batisti (Republicanos), classificou os motoristas…