APIÚNA – A Câmara de Vereadores de Apiúna realizou na última quarta-feira (16) mais uma edição da Sessão Mirim, projeto que dá voz a crianças e adolescentes para discutirem políticas públicas no Legislativo. Durante o encontro, os jovens parlamentares apresentaram 10 indicações ao Executivo municipal, com demandas nas áreas de cultura, lazer, esporte e infraestrutura.
Confira o resumo da Sessão Mirim, que aconteceu no dia 16 de abril de 2025, na Câmara de Vereadores de Apiúna.
Começou com a Leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente.
INDICAÇÕES:
Nº 01/2025, A vereadora que subscreve a presente, sugere ao Executivo, junto à Secretaria de Turismo, a implementação das realezas mirins. Justificativa: a implementação das realezas mirins busca valorizar as tradições locais, fortalecer o vínculo entre comunidade e escolas, além de promover o protagonismo infantil e o desenvolvimento de habilidades como liderança e cidadania.
Nº 02/2025, A vereadora que subscreve a presente, sugere ao Executivo, junto à Secretaria de Obras, instalação de cestos nos bueiros. Justificativa: a instalação de cestos nos bueiros visa reduzir entupimentos, prevenir alagamentos e evitar a poluição, facilitando a manutenção e promovendo uma cidade mais limpa e sustentável.
Nº 03/2025, A vereadora que subscreve a presente, sugere ao Executivo, junto à Secretaria de Educação, reforma da escola Albertina Kreusch Caprale. Justificativa: a reforma da escola Albertina é essencial para melhorar a infraestrutura, segurança e ambiente de aprendizado, oferecendo uma educação de qualidade para os alunos.
Nº 04/2025, A vereadora que subscreve a presente, sugere ao Executivo, junto à Secretaria de Esportes, a volta dos jogos Interbairros. Justificativa: a volta dos jogos interbairros é uma iniciativa importante para promover a integração, prática esportiva e desenvolvimento saudável dos jovens da região.
Nº 09/2025, A vereadora que subscreve a presente, sugere ao Executivo, junto a secretaria de educação, que providencie uniformes e instrumentos novos para fanfarra. Justificativa: estão muito velhos e não são em quantidade suficiente para todos os alunos que fazem a aula.
Nº 11/2025, A vereadora que subscreve a presente, sugere ao Executivo, junto a secretaria de obras, que realize a manutenção e limpeza da Rua Cuiabá. Justificativa: a rua está cheia de buracos, e muitas vezes com folhas de palmeiras e outros tipos de plantas espalhadas pela calçada. A pintura do meio fio e a pintura da faixa de segurança precisam ser refeitas (principalmente em frente da Escola de Educação Básica São Joao Bosco).
Nº 12/2025, A vereadora que subscreve a presente, sugere ao Executivo, junto a secretaria de obras, a colocação de mais dois quebra- molas na Rua Ponta Grossa. Justificativa: muitas crianças brincam na rua, e os carros passam em alta velocidade podendo causar um acidente. Com quebra-molas pode dar mais segurança para as crianças e moradores da rua.
Nº 13/2025, A vereadora que subscreve a presente, sugere ao Executivo, junto a secretaria de esportes, a substituição dos equipamentos do esporte Badminton. Justificativa: muitos alunos que praticam este esporte, percebem que não tem condições de uso dos equipamentos necessários, e alguns alunos já desistiram do esporte por conta da falta de equipamentos em condições adequadas para prática do esporte.
Nº 14/2025, A vereadora que subscreve a presente, sugere ao Executivo, junto a secretaria de educação, trazer mangás para a biblioteca da escola Victória Cerutti Petters. Justificativa: a aquisição de mangás para a biblioteca da escola é uma forma de incentivar a leitura. Sendo mais atraente e acessível para estimular os estudantes a lerem, especialmente para aqueles que podem ter dificuldades com textos longos.
Nº 15/2025, A vereadora que subscreve a presente, sugere ao Executivo, junto a secretaria de educação, treinos de vôlei no contra turno para os alunos da escola Wadislau Schmidt. Justificativa: os alunos têm interesse em formar um grupo para praticar atividade esportiva, especialmente o voleibol. Seria uma atividade para prática esportiva e possibilidade de interação entre os alunos.