Os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023 foram apresentados na sexta-feira (11) e destacam a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como referência de qualidade. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), a UFSC é a terceira melhor federal do Brasil e a melhor instituição de ensino superior do Estado.
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Na UFSC, 14 dos 27 cursos avaliados obtiveram nota 5, a nota máxima do MEC. Outros 12 figuram com nota 4, desempenho de alta qualidade.
Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação obtiveram as maiores médias dentre os situados na faixa 5. Já na faixa 4, um dos destaques foi o curso de Medicina do campus de Araranguá, que formou somente uma turma e já tem a maior média dentre todos de Santa Catarina.
Os dados foram gerados pelo MEC a partir dos resultados do Conceito Enade, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2023.
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No caso do Enade, 9.812 cursos foram avaliados em todo o Brasil, nas áreas de agronomia; arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica e engenharia química.
Foram avaliados também os cursos de biomedicina; enfermagem; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; zootecnia; além dos seguintes cursos superiores de tecnologia: agronegócio; estética e cosmética; gestão ambiental; gestão hospitalar; radiologia e segurança no trabalho.
Melhor instituição de ensino superior em Santa Catarina
O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) da UFSC também se destacou como o terceiro maior, entre as universidade federais, no Brasil e no Estado – onde obteve a maior nota. Em Santa Catarina, UFSC e Udesc compartilham a avaliação, mas a UFSC apresenta um maior IGC contínuo.
Esses indicadores são instrumentos usados para avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil. Expressos em escala contínua e em cinco níveis, têm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados.
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*Sob supervisão de Andréa da Luz
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