Santa Catarina fechou o primeiro bimestre de 2025 com a criação do maior número de novos empregos no setor de tecnologia da informação e comunicação entre as unidades da federação. Foram 725 novas vagas formais, o que respondeu por 14% do total de postos abertos no setor, em todo o país, nesse período. O estudo que chegou a essa conclusão foi realizado pelo Centro de Inteligência e Estratégia da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
As cidades que mais contrataram foram Blumenau, Joinville e Florianópolis. As vagas foram ocupadas principalmente por profissionais com idade entre 18 e 24 anos, com ensino médio ou superior completo e 56% mulheres.
As funções demandadas pelas empresas foram voltadas ao desenvolvimento de sistemas de computação, licenciamento de sistemas customizáveis e sob encomenda. Envolve criação de software, linguagens de programação, modelagem de banco de dados e outras atividades.
Na avaliação do vice-presidente da Facisc, César Smielevski, empresário do setor de tecnologia, esse diferencial de SC acontece porque o estado tem um dinâmico setor empresarial, em especial de indústrias, que demanda mais serviços de TI.
Continua depois da publicidade
– Somos um importante polo nacional e internacional de inovação. O nosso ambiente de inovação estimula a produção de serviços sofisticados em tecnologia – explica César Smielevski.
Leia também
Casan alcança o maior lucro e o maior investimento da sua história em 2024
Projeto do “Super MEI” pode ser aprovado este ano, diz senadora
Acif 110 anos: evento vai reunir o Brasil para celebrar empreendedorismo em Florianópolis
Farmacêutica EMS adquire operação de injetáveis da alemã Fresenius Kabi