O lote paralisado da duplicação da BR-280 será o foco de audiência pública da Assembleia Legislativa no próximo dia 25, em Araquari. O segmento de 36 km entre São Francisco do Sul e Araquari está com obras paradas desde o final de 2022, para revisão do projeto, ainda sem perspectiva de retomada. Além de discussão sobre o que está sendo providenciado para a volta dos trabalhos, o futuro do canal do Linguado também estará em pauta. Os demais dois lotes da duplicação da BR-280 estão em andamento.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O lote 1 teve duas frentes de trabalhos iniciadas em 2018, sem liberação de trechos duplicados até 2022, quando houve a paralisação. O DNIT pretende retomar as obras nesses segmentos, no contorno de São Francisco do Sul e no entorno do Instituto Federal Catarinense, em Araquari. A licitação ainda não foi lançada. O restante do lote terá de ter contratação de novo projeto, provavelmente em 2026.
Obras de duplicação do lote 1 estão paradas desde 2022
No entanto, a proposta aprovada no Orçamento da União para 2025 prevê R$ 96,9 milhões, quantia insuficiente para permitir a volta do lote 1 em 2025: o destino deverá ser os dois lotes em andamento – que utilizaram R$ 169 milhões no ano passado. Portanto, a volta dos trabalhos vai precisar de reforço orçamentário.
Continua depois da publicidade
O deputado Maurício Peixer (PL), coordenador de frente parlamentar sobre a BR-280, aponta a audiência como momento de mobilização e protesto em defesa da retomada das obras no lote entre São Francisco do Sul e Araquari. O parlamentar defende a volta imediata dos trabalhos.
Estudo sobre concessão em SC vai avaliar se é viável a construção de novo estádio
Prefeitura de Joinville tem lista de imóveis “inseguros” a serem fechados com tapumes
Quando as primeiras áreas de escape de SC devem ficar prontas
Como atraso em duplicações teve “impacto” em edital de túnel duplo na BR-101 em SC no passado
Quantas ruas em morros em Joinville não têm pavimentação
Por que dois cruzamentos distantes 6 km em Joinville tiveram decisões diferentes sobre elevado
Proposta de ferrovia “Via Mar” em SC aparece em plano de transporte