Moradores de um condomínio no bairro Murta, em Itajaí, enfrentam um desafio diário dentro da própria casa: o convívio com escorpiões-amarelos. A infestação está pior nos últimos meses e há relatos de animais encontrados nos quartos, inclusive de bebês, banheiros e na entrada dos prédios.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O drama do condomínio Marisanto é antigo. A prefeitura informou que há registros de escorpiões no local desde 2012, mas que o cenário piorou desde 2024. Para se ter uma ideia, no ano passado foram capturados pelo município 173 animais. Apenas nos três primeiros meses de 2025 foram 366.
Ainda segundo a Gerência de Controle de Zoonoses, no primeiro trimestre, em toda a cidade, foram 414 capturas. Ou seja, só no Marisanto estavam mais de 80% dos animais. Diante da situação, os agentes municipais têm visitado semanalmente o residencial para fazer uma busca ativa e orientar os habitantes.
Veja fotos
Continua depois da publicidade
Os panfletos distribuídos ajudam os moradores com as informações essenciais, mas o dia a dia continua preocupante. Um deles, a empresária Maria Eduarda, conta que o marido já se deparou com um escorpião-amarelo no momento em que tomava banho, dentro do box. Ninguém se machucou, mas a família, que tem uma bebê, tem feito uma verdadeira fiscalização para evitar qualquer ocorrência.
— A gente olha tudo antes de usar: roupa, sapato, até escova de cabelo… Colocamos tela, vedamos os pontos de entrada, reviso os guarda-roupas porque eles podem se esconder… — detalha a moradora.
Venenoso, o escorpião-amarelo tem uma picada dolorosa e perigosa. A recomendação da prefeitura é que em casos de ataque a vítima procure atendimento médico imediatamente. Segundo o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde, não é possível eliminá-los, mas tem como controlar a população e evitar o problema.
O aumento do aparecimento está relacionado a razões naturais, como alimentação e reprodução, além das circunstâncias ao redor, como acúmulo de lixo e entulhos. Entre as ações recomendadas estão: vedar aberturas e fendas, consertar caixas de esgoto, eliminar insetos como as baratas, remover materiais velhos e manter o gramado aparado.
Continua depois da publicidade
Moradores de Itajaí que encontrarem escorpiões podem avisar a prefeitura pelo telefone (47) 3249-5524.
Leia mais
Infestação de perigosos escorpiões em escola faz prefeitura “invadir” terreno em SC




