O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em evento na Casa Branca que a tarifa recíproca do Brasil será de 10%, a partir desta quinta-feira. Segundo a tabela apresentada pelo presidente, o Brasil cobra 10%, em média, para a entrada de produtos dos Estados Unidos no Brasil e esse será o percentual médio também que será cobrado dos produtos brasileiros vendidos nos Estados Unidos. O presidente americano anunciou que a partir desta quinta-feira, todos os automóveis importados pelos Estados Unidos pagarão tarifa de 25%.
Continua depois da publicidade
Esse percentual ficou dentro da média de tarifas cobradas pelo Brasil, apontada por instituições financeiras entre 11% e 12%. A Decisão surpreende positivamente porque alguns setores da indústria catarinense esperavam tarifas maiores. Trump chegou a anunciar dias atrás que cobraria 25% em tarifas recíprocas para produtos de madeiras, o que afetaria o principal grupo de produtos exportados por Santa Catarina aos EUA.
No começo do seu discurso, o presidente americano criticou diversos países que vendem milhares de veículos no mercado americano, mas aplicam tarifas elevadas que impedem a venda de veículos americanos nos seus mercados. As tarifas são variáveis para cada país, embora os que adotam tarifas maiores tenham tindo tarifa recíproca menor.
Esta matéria será atualizada
Continua depois da publicidade