• Home
  • Política
  • Lula chega ao Brasil e deve sancionar o Orçamento nos próximos dias

Lula chega ao Brasil e deve sancionar o Orçamento nos próximos dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve sancionar o Orçamento de 2025 nos próximos dias, após o retorno da viagem oficial de uma semana à Ásia. O texto foi aprovado pelo Congresso e encaminhado ao Palácio do Planalto na última quarta-feira (26).

Segundo apurou a CNN, o presidente vai sancionar o projeto antes do prazo oficial estipulado, que é de 15 dias a partir da chegada do texto à Casa Civil.

O texto havia sido originalmente previsto para votação em dezembro de 2024, mas enfrentou atrasos por impasses relacionados à transparência das emendas parlamentares e ao pacote de ajuste fiscal.

Na sanção, o presidente poderá vetar trechos do texto. Esses vetos ainda passarão pela análise do Congresso, que pode mantê-los ou derrubá-los.

Após a sanção, o governo terá 30 dias para publicar o Decreto de Programação Orçamentária e Financeira (DPOF), instrumento que define como os recursos da União serão executados ao longo do ano.

Evento de comunicação

Lula deve participar de um evento voltado à comunicação do governo, nesta quinta-feira (3), em Brasília. A cerimônia está sendo organizada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) e tem o objetivo de tentar melhorar a percepção da população sobre as ações da atual gestão.

O encontro deve reunir ministros, parlamentares e aliados do governo. Na ocasião, também será feita uma reapresentação das medidas adotadas ao longo dos 2 anos e 3 meses de governo.

À CNN, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, afirmou que o maior desafio, neste momento, é aumentar a percepção da população sobre as ações realizadas pelo governo Lula nos dois primeiros anos de mandato.

Viagem à Ásia

Lula e a comitiva, formada por ministros e parlamentares, passaram uma semana negociando acordos comerciais e aproximando o Brasil dos países da Ásia, em meio à guerra tarifária travada entre China e Estados Unidos.

No Vietnã, Lula negociou a abertura do mercado vietnamita à carne produzida no Brasil e falou sobre a expectativa de que a nação se torne um polo distribuidor da proteína brasileira para os integrantes da Asean — bloco regional com dez países do sudeste asiático.

No Japão, o presidente brasileiro conseguiu fechar a venda de 15 aeronaves da Embraer para a Air Nippon Airways (ANA), com a possibilidade de negociar a venda de mais cinco jatos. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o acordo equivale a quase R$ 10 bilhões.

Também no Japão, o Brasil assinou memorandos de cooperação nas áreas de comunicação, agricultura, meio ambiente, educação, tecnologia e saúde. Durante a viagem, o presidente Lula afirmou que irá trabalhar por um acordo de livre comércio entre o bloco Mercosul e o Japão. O Brasil assume a presidência do bloco no segundo semestre deste ano.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Obras de manutenção no Ginásio da ASPMT avançam

A Associação Timbó Futsal (ATFEC) está realizando a segunda fase da reforma do Ginásio da…

Divulgados horários de velório e sepultamento de jovem que caiu com carro em rio em Botuverá

Luiz Henrique dos Reis Moura, o jovem de 18 anos que morreu após cair com…

Por que Pomerode está entre os destinos mais acolhedores?

Além de Pomerode, outros quatro destinos catarinenses entre os mais acolhedores do Brasil. Confira Pomerode…