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Sem reforço no orçamento, duplicação da BR-280 terá avanço limitado

A condição de a duplicação da BR-280 contar com quantia abaixo de R$ 100 milhões neste ano vai reduzir o ritmo das obras e manter os trabalhos ainda sem previsão de conclusão. Pela proposta aprovada pelo Congresso Nacional, ainda a ser sancionada, a ampliação da rodovia entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul terá R$ 96,8 milhões, já incluídos os R$ 12,5 milhões de emenda da bancada. O ideal para a execução seriam R$ 215 milhões, levando em conta dois dos três lotes (um está parado). No ano passado, a duplicação da 280 utilizou R$ 169 milhões. Se o montante não tiver suplementação ao longo do ano, as obras terão perto de 60% do disponível em 2024. O DNIT pretende buscar essa ampliação de recursos.

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A duplicação de 75 km entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, tem três lotes, com um deles paralisado desde o final de 2022, para revisão de projeto. Se os dois lotes em obras receberam os R$ 169 milhões no ano passado, é improvável que um terceiro lote, entre São Francisco do Sul e Araquari, venha a ser retomado se há menos de R$ 100 milhões disponíveis em 2025. Entre os segmentos em andamento, o mais adiantado fica em Guaramirim, com 14 km (metade já duplicada e liberada ao tráfego).

Obras no lote entre Araquari e São Francisco do Sul estão paradas

Esse lote 2.1 precisa de R$ 45 milhões para ser concluído, além da liberação ambiental de ponte sobre o rio Piraí. O DNIT tinha planos de concluir o segmento neste ano, mas é provável que fique para meados de 2026. O outro lote em andamento é o 2.2, o contorno de Jaraguá do Sul. É uma nova rodovia, com 24 km de extensão. Bilionário, o segmento utilizou R$ 670 milhões desde o início dos trabalhos e ainda são necessários mais R$ 325 milhões para a conclusão – o que deve levar mais dois ou três anos.

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O lote 1 ainda precisava de R$ 300 milhões, quando houve a suspensão das obras. Mas a conclusão da duplicação entre São Francisco e Araquari terá de contar com quantia ainda maior, com a revisão do projeto – e tem ainda a conta da travessia do canal do Linguado, ainda não calculada. Dessa forma, a duplicação da BR-280, iniciada em 2014 com previsão de conclusão na década passada, continua sem previsão de quando será concluída.

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