• Home
  • Política
  • Combate ao autoritarismo exige mais informação, diz especialista

Combate ao autoritarismo exige mais informação, diz especialista

A jornalista Lygia Maria, doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, defende que a melhor forma de combater discursos autoritários é através da ampliação da informação, não da sua limitação.

A jornalista argumenta que a legislação brasileira já prevê crimes relacionados à liberdade de expressão, como calúnia, ameaça e difamação.

Segundo a especialista, “para você combater discursos autoritários, você não tem que limitar a informação, você tem que ampliar a informação”. Em entrevista ao WW Especial, ela enfatizou a necessidade de mais espaços e discursos que mostrem os perigos de ideias autoritárias e fascistas.

Judicialização da linguagem e medo das palavras

Lygia aponta para uma tendência preocupante de “judicializar muito a linguagem” e um crescente “medo das palavras” na sociedade atual. Ela observa que esse fenômeno se estende além das redes sociais, atingindo também as universidades, com números crescentes de casos de linchamentos virtuais.

A jornalista alerta para os riscos de tentar proibir discursos considerados antidemocráticos, destacando a complexidade e amplitude desses conceitos. Ela sugere que, em vez de censura prévia, casos específicos devem ser avaliados posteriormente, quando alguém se sente ofendido e recorre à Justiça.

Regulação e liberdade de expressão

A discussão também aborda as tentativas de regulação da liberdade de expressão na internet, especialmente na União Europeia. Lygia menciona críticas feitas por pensadores libertários a essas iniciativas, que podem resultar na proibição de candidaturas políticas consideradas contrárias a certas posturas oficiais.

Ela ressalta a importância de adaptar princípios de liberdade de expressão ao contexto das redes sociais, sem “jogar a criança fora junto com a água do banho”. Lygia defende um equilíbrio entre combater discursos perigosos e preservar a liberdade de expressão, fundamental para uma sociedade democrática.

WW Especial

Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ex-gerente de banco é investigado por aplicar golpes milionários em empresas de Brusque e Guabiruba

Iago Bretzke, ex-gerente de uma cooperativa de crédito de Guabiruba, é investigado pela Polícia Civil…

Câmara de Botuverá aprova projeto que autoriza prefeitura a firmar contratos para atender crianças neurodivergentes

A Câmara de Vereadores de Botuverá aprovou na terça-feira, 21, um projeto de lei que…

voXXclub chega a Blumenau

Boyband alemã se apresenta entre quinta e sábado na maior Festa Alemã das Américas Familiarizada…