• Home
  • Geral
  • Datas, tradições e tudo sobre o “superferiadão”

Datas, tradições e tudo sobre o “superferiadão”

A Páscoa 2025 será celebrada no dia 20 de abril, com feriados prolongados, tradições religiosas e forte movimentação no comércio e turismo. (Foto: Banco de imagens)

A Páscoa de 2025 será comemorada no domingo, dia 20 de abril. A celebração cristã, que simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, ocorre sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera no Hemisfério Norte. Como de costume, a data movimenta tanto o turismo quanto o comércio, especialmente com a venda de chocolates e produtos típicos.

Continua depois da publicidade

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Com um superferiadão à vista e diversas tradições em jogo, a Páscoa de 2025 promete ser um momento de celebração, descanso e oportunidades para diversos setores da economia. Confira a seguir mais sobre a data e como ela é celebrada.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a Páscoa em 2025

Qual a data da Páscoa em 2025?

Além do domingo de Páscoa, outros dias também marcam o período. A Sexta-feira Santa, que neste ano será em 18 de abril, é feriado nacional no Brasil e em diversos países de tradição cristã. Já na segunda-feira seguinte, 21 de abril, comemora-se o Dia de Tiradentes, o que cria um superferiadão para muitos brasileiros, com quatro dias seguidos de descanso.

Onde será “superferiadão”?

O feriado prolongado será especialmente vantajoso para quem trabalha em locais que adotam ponto facultativo na quinta-feira, dia 17 de abril, véspera da Sexta-feira Santa. Assim, em algumas cidades e estados, será possível emendar desde a quinta-feira até a segunda-feira, criando uma pausa de cinco dias.

Continua depois da publicidade

Tradições da Páscoa

A Páscoa é repleta de símbolos e tradições. No Brasil, a troca de ovos de chocolate é um dos costumes mais populares, impulsionado pela indústria do cacau. Também há forte presença de pratos típicos, como o bacalhau na Sexta-feira Santa, já que muitas famílias seguem a tradição cristã de evitar carne vermelha nesse dia.

Além disso, celebrações religiosas acontecem em todo o país. Missas e procissões são organizadas pelas igrejas católicas, especialmente nas cidades históricas, onde encenações da Paixão de Cristo atraem fiéis e turistas.

Impacto econômico e turismo na Páscoa

A Semana Santa movimenta o comércio e o turismo. O setor de viagens registra aumento na procura por destinos religiosos e praias, aproveitando o feriado prolongado. Hotéis, pousadas e restaurantes costumam ter alta ocupação, e aeroportos e rodoviárias ficam mais movimentados.

Continua depois da publicidade

Já o comércio se beneficia com a venda de ovos de Páscoa, chocolates e itens decorativos. Supermercados e lojas especializadas costumam registrar um crescimento significativo nas vendas nas semanas que antecedem a data.

Leia também

5 vinhos nacionais baratinhos com boa qualidade

Data da Dupla de Páscoa 2025: dia do sorteio e prêmio do concurso especial

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Timbó investe R$ 300 mil em projetos sociais e esportivos

Quatro projetos sociais e esportivos de Timbó foram contemplados com recursos do Fundo da Infância…

Julgamento de homem acusado de esfaquear outro na cabeça ocorre nesta sexta-feira em Brusque

Começa nesta sexta-feira, 24, o julgamento do homem acusado de esfaquear outro na cabeça e…

Vereadores pedem aumento de efetivo policial em Guabiruba

Os vereadores de Guabiruba pediram, durante sessão da Câmara de terça-feira, 21, o aumento do…