• Home
  • Política
  • Governo teme que oposição desvirtue PEC da Segurança

Governo teme que oposição desvirtue PEC da Segurança

O governo federal teme que a oposição desvirtue o texto da PEC da Segurança, aposta da gestão petista, que será encaminhada em abril ao Congresso Nacional.

Ministros ouvidos pela CNN temem que parlamentares bolsonaristas transformem o texto em um “monstrengo”, o desidratem e alterem a proposta original com o incremento de bandeiras da direita.

A avaliação de ministros é compartilhada por deputados de oposição. “O governo terá muita dificuldade em aprovar essa PEC. Além da comissão de segurança estar conosco, muitos governadores são contra a PEC e vão influenciar suas bancadas”, afirmou o deputado Filipe Barros (PL-PR).

O governo acredita ainda que a escolha de um deputado bolsonarista para comandar a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado deve representar um entrave para o andamento da PEC da Segurança, apesar de o texto não passar pelo colegiado em sua tramitação.

O deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), crítico da proposta que vem sendo elaborada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi escolhido para presidir o colegiado da Câmara. No Senado, a Comissão de Segurança Pública é presidida por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), também contrário ao texto.

À CNN, Bilynskyj disse que está aberto ao diálogo com o governo, e que sabe separar as funções entre ser um deputado de oposição e ser presidente da comissão — um cargo de representação dentro da Câmara, além das ideologias políticas.

“Tenho um compromisso com a articulação para a aprovação, a negociação dos pontos necessários”, disse. Por isso, sinalizou que não deverá criar oposição apenas por ser de direita e contrário ao governo Lula.

Bilynskyj afirmou à reportagem que o empoderamento de guardas municipais previsto na PEC é uma demanda antiga da direita. Ainda assim, afirmou que o texto apresentado pelo governo é “muito ruim” e “chove no molhado”, além de prejudicar a autonomia dos estados, na avaliação dele.

Em contrapartida, Bilynskyj disse ver como positiva a vontade do governo Lula de encampar um projeto para aumentar a pena do crime de receptação. “É fundamental, positivo”, disse, para combater roubos de celulares e roubos de carros sob encomendas de desmanches, por exemplo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem trabalhador morre prensado por caminhão em Tijucas

Um jovem de 22 anos morreu prensado por um caminhão da empresa em que trabalhava,…

Deco Batisti será candidato a deputado estadual e pode mudar de partido

O vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, será candidato ao cargo de deputado estadual nas eleições…

Visita de Lula na Indonésia destaca belezas exuberantes

Veja imagem da chegada de Lula na Indonésia – Foto: Divulgação/Palácio do Planato/ND Mais O…