• Home
  • Geral
  • Empréstimo consignado CLT: como solicitar valores liberados a partir desta sexta

Empréstimo consignado CLT: como solicitar valores liberados a partir desta sexta

Programa é chamado de “Crédito do Trabalhador” (Foto: Banco de Imagens)

O empréstimo consignado para trabalhadores do setor privado com carteira assinada, com a utilização dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), começa a ser liberado pelo governo nesta sexta-feira (21). A medida, denominada como Crédito do Trabalhador, inclui, além de CLTs, empregados rurais, domésticos e empregados de MEI (microempreendedor individual). As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O programa permite que o trabalhador utilize até 10% do saldo do FGTS como garantia para contratar a modalidade de empréstimo. Além disso, 100% da multa rescisória na demissão sem justa causa também pode ser utilizado como garantia. Com isso, a expectativa do governo é que a taxa de juros caia cerca de 40% com o FGTS como garantia do consignado.

Porém, apesar do uso do fundo estar incluso na medida, essa forma de garantia precisa passar pela análise do Conselho Curador do FGTS. A regulamentação está prevista para acontecer no dia 15 de junho, mas o secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Francisco Macena, disse que o governo tenta antecipar essa data.

Como funciona?

As parcelas do empréstimo devem ser quitadas com um desconto no contracheque de pagamento. A busca pelo crédito em mais de 80 instituições financeiras que operam junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá ser feita por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).

Continua depois da publicidade

As informações dos trabalhadores do eSocial serão disponibilizadas aos bancos para facilitar a concessão de crédito consignado. Depois de solicitar o crédito, os bancos oferecem propostas em até 24h. Quem utilizou o saque-aniversário também poderá adotar a nova forma de empréstimo.

Os trabalhadores que já possuem um consignado ativo poderão mudar para o novo formato a partir de 25 de abril, assim como a portabilidade entre os bancos, que deve ser feita a partir do dia 6 de junho.

A medida deve beneficiar cerca de 47 milhões de trabalhadores formais, sendo 2,2 milhões de trabalhadores doméstico e 4 milhões de trabalhadores rurais e empregados do MEI.

Leia também

PIS/PASEP: Como saber quem tem dinheiro esquecido em fundo antigo dos anos 1970

O que é o Mounjaro, apontado por estudo como 47% mais eficaz para perder peso que o Ozempic

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem trabalhador morre prensado por caminhão em Tijucas

Um jovem de 22 anos morreu prensado por um caminhão da empresa em que trabalhava,…

Deco Batisti será candidato a deputado estadual e pode mudar de partido

O vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, será candidato ao cargo de deputado estadual nas eleições…

Visita de Lula na Indonésia destaca belezas exuberantes

Veja imagem da chegada de Lula na Indonésia – Foto: Divulgação/Palácio do Planato/ND Mais O…