A educação infantil de Blumenau conquistou destaque nacional com o trabalho da professora Zilda Alves, vencedora da categoria Educação Infantil no 2º Prêmio Professor Porvir. Atuando no Centro de Educação Infantil Professora Teresa Raquel Sabel de Araújo, no bairro Ribeirão Fresco, Zilda foi premiada pelo projeto “Crianças recorrem à cultura indígena para conhecer o ciclo de vida das abelhas”.
O Prêmio Professor Porvir reconhece práticas educacionais inovadoras em todo o país, destacando iniciativas alinhadas à realidade dos estudantes e das instituições de ensino. O projeto da professora blumenauense se destacou entre 951 inscritos, evidenciando seu impacto e relevância pedagógica.
“Esse reconhecimento não é só meu, mas de toda a comunidade escolar, que acredita na importância de inovar na educação. Ganhamos o Prêmio Porvir, a Educação Infantil de Blumenau, minha comunidade do Ribeirão Fresco e o CEI Professora Teresa Raquel Sabel de Araújo. Essa conquista representa a força da escola pública de qualidade para todos, que transforma o cotidiano e reinventa o mundo a cada dia”, celebrou Zilda.
A iniciativa aproximou as crianças do CEI das comunidades indígenas Xokleng, promovendo um resgate cultural e um aprendizado significativo sobre a natureza e a biodiversidade da região.
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Como reconhecimento, a professora Zilda terá seu projeto publicado em um livro digital reunindo os relatos das experiências premiadas e participará do evento. A secretária de Educação, Simone Probst, também celebrou a conquista e ressaltou a importância desse reconhecimento para a educação infantil do município.
“Esse prêmio reforça o compromisso dos nossos professores em proporcionar uma educação inovadora e conectada à realidade dos estudantes. O projeto da professora Zilda mostra como a valorização da cultura indígena pode enriquecer o aprendizado e ampliar o olhar das crianças sobre o mundo ao seu redor”, ressaltou.
O Instituto Porvir, organizador do prêmio, é uma instituição sem fins lucrativos dedicada a fomentar a inovação na educação e incentivar práticas pedagógicas transformadoras em todo o Brasil.
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