Pesquisa inédita mostra que 7,8 milhões de catarinenses, ou seja, 97% da população do estado, têm televisão em casa e 77% assistem até três horas por dia. O levantamento revela também que 81% dos entrevistados assistem TV aberta no período entre às 18h e à meia-noite de segunda à sexta-feira e que 52% o fazem para ver notícias.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A pesqusia sobre a “Força e a Presença da TV na Vida dos Catarinenses” foi divulgado pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), na noite desta terça-feira (11), no Comedy Club, em Florianópolis. Inédito, o levantamento foi realizado presencialmente pela Kantar Ibope Media no período de 09 a 19 de setembro de 2024 (Veja mais dados da pesquisa na parte final desta matéria).
O presidente da Acaert, Fábio Bigolin, destaca que, com essa pesquisa, a entidade buscou mostrar a realidade de como o catarinense percebe a televisão e é impactado por ela. O resultado de que 81% do público estadual é impactado pela televisão é extremamente importante, avalia ele.
– A população, muitas vezes, não percebe o quanto está sendo impactada pela televisão, porque quando a gente fala televisão, a primeira imagem que a gente vê na frente é o aparelho de televisão, o televisor grande, maior. Mas hoje, com as multitelas, com o celular, com as outras situações, a televisão fornece muito conteúdo para todas essas ações e vai impactando a comunicação – explica Fábio Bigolin.
Continua depois da publicidade
Segundo o empresário, um dos dados da pesquisa, o de que 77% assistem até três horas por dia, mostra que a TV é um veículo companheiro, amigo, que traz as informações importantes e faz parte do dia a dia das pessoas. Por isso é também um veículo importante para as empresas fazerem suas comunicações.
Junto com a apresentação da pesquisa, a Acaert também lançou a nova campanha “Tá na TV, todo mundo vê”, que conta com vídeos para TV, spots e peças para o digital. As criações são da agência Ezcuzê, de Florianópolis e começam a ser veiculadas nesta quarta-feira (12).
– A campanha traz uma estratégia de comunicação que busca ampliar nas pessoas a percepção da tv no seu dia a dia, destacando assim o papel informativo e de entretenimento do meio. Comerciais feitos para horários específicos entrarão na programação das emissoras de forma inesperada, ampliando o impacto da campanha – informa o CEO da agência Ezcuzê, João Paulo Coelho, ao destacar que uma campanha sobre a TV também será feita nas rádios.
O presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Santa Catarina (Sinapro-SC), Daniel Silva, reforça que a televisão continua sendo um meio de comunicação fundamental na atualidade, desempenhando um desempenhando um papel crucial na disseminação de informações, educação e entretenimento.
Continua depois da publicidade
O evento de lançamento, que reuniu empresários e profissionais da mídia, foi encerrado com um show de stand-up do comediante Paulinho Serra, artista nacional que faz a nova campanha da Acaert.
Resultados principais da pesquisa:
– 7.828 milhões de catarinenses possuem televisores nos lares – 97% da população
– 77% dos telespectadores dedicam até 3h por dia assistindo TV Aberta
– Preferência por faixa horária – 81% assistem tv das 18 às 24 horas
– Preferências do público
52% – Jornalismo
39% – Filmes/Séries
36% – Novelas
32% – Futebol
– Cobertura jornalista – 51% assuntos regionais e nacionais
– Motivos para consumir televisão
51% – Ficar atualizado com os noticiários
23% – Passar o tempo
23% – Informação sobre minha região/cidade
19% – Variedade de conteúdo
– O consumo do conteúdo da tv aberta é crossmedia
55% – Youtube
25% – Redes sociais/portais das emissoras
22% – Jornal
21% – Rádio
16% – Redes sociais dos apresentadores
Entre os devices, os aparelhos de TV são preferência
54% – Smart TV/TV Conectada
44% – Tv convencional
14% – Smartphone
5% – Computador
Sobre confiança
60% confiam nos apresentadores dos noticiários
52% sabem que não é fake News quando veem uma notícia na tv
50% acreditam no que assistem na tv
Perfil dos entrevistados
51% – Homens
49% – Mulheres
Leia também
Líderes de setor bilionário do agro dão sugestão a Lula para reduzir preços de alimentos
Com plano bilionário para educação, Fiesc inaugura unidade Senai no Oeste de SC
SC estreia no cultivo de planta para fazer combustível de aviação, o SAF
Conheça oito mulheres que “criaram o futuro” na tecnologia e inovação