• Home
  • Geral
  • Frente fria causa alagamentos, ventos de quase 80 km/h e deixa milhares sem luz em SC

Frente fria causa alagamentos, ventos de quase 80 km/h e deixa milhares sem luz em SC

Alagamentos foram registrados em alguns municípios (Foto: Prefeitura de Brusque, Reprodução)

A chuva que atingiu diferentes partes de Santa Catarina no final da tarde e início da noite deste domingo (9), resultado da frente fria que avança pelo Estado, deixou estragos. Alagamentos, destelhamentos, deslizamentos, entre outras ocorrências atingiram especialmente o Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A Defesa Civil de Itajaí, no Litoral Norte, afirmou que alagamentos pontuais foram registrados em locais com histórico de problemas de drenagem e onde a chuva foi mais intensa, como as partes baixas do bairro Cordeiros, a Murta, Cidade Nova, Dom Bosco e Canhanduba.

Também houve registro de destelhamento de casas e queda de placas de estabelecimentos comerciais. Ainda, mais de 30 mil unidades consumidoras estão sem energia elétrica.

A Celesc afirmou que as equipes estão na rua e atuam para para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível. “Os temporais causaram diversos danos à rede elétrica, com queda de objetos como telhas e redes de proteção de obras sobre a fiação. Neste momento, ainda estamos avaliando a extensão dos estragos e seguimos mobilizados para atender as ocorrências com segurança e agilidade”, afirma o órgão.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos estragos causados pelas chuvas em SC

Alagamentos no Sul e no Vale do Itajaí

No Sul do Estado, as cidades de Tubarão e Capivari de Baixo sofreram com os impactos das chuvas e ventos fortes. No Vale do Itajaí, a cidade de Ascurra registrou 46,17 milímetros de chuva em apenas três horas, além de fortes rajadas de vento.

Houve três pontos de alagamentos em ruas dos bairros São Francisco, Saltinho e Estação. Ainda, 15 casas tiveram registro de destelhamentos, e foram distribuídas lonas para os atingidos.

Na cidade de Brusque, a chuva provocou causou alagamentos, deslizamentos e quedas de muro. Segundo a Defesa Civil municipal, foram 11 ocorrências registradas, sendo que o bairro Dom Joaquim foi o mais afetado.

Continua depois da publicidade

Ao todo, foram seis deslizamentos, duas quedas de muro e dois alagamentos em residências. Foram registrados 111,8 milímetros de chuva em seis horas no bairro Dom Joaquim.

O nível do Rio Itajaí-Mirim segue dentro da normalidade em todos os pontos de monitoramento, apesar do grande volume de chuva. Porém, a Defesa Civil monitora a situação.

Chuva e ventos intensos

A Defesa Civil registrou ventos intensos, de quase 80 km/h, entre às 16h e 19h deste domingo. A cidade que teve as rajadas mais fortes de vento foi Urupema, na Serra catarinense, com 78,8 km/h, seguida de Imbituba, no Sul, com 77,6 km/h e Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, com 62,6 km/h. Confira:

Registros de velocidade máxima do vento (Foto: Defesa Civil, Reprodução)

Leia também

Defesa Civil emite alerta para chuvas em oito regiões de SC neste domingo

Ciclones extratropicais e temperaturas acima da média: outono em SC deve ser atípico

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Barateiro Futsal perde em casa no jogo de ida da final do Catarinense feminino

No jogo de ida da final do Campeonato Catarinense de Futsal Feminino, o Barateiro Havan…

Homem é preso em Brusque por suspeita de abusar da filha quando ela tinha 9 anos

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, na tarde de sexta-feira, 28, um homem de…

IMA divulga relatório de balneabilidade

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de…