Localizada a 50 quilômetros de Florianópolis, a Guarda do Embaú, entre Palhoça e Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, é uma das praias mais procuradas da região por turistas e moradores durante a temporada de verão. Contudo, antes de aproveitar a praia considerada “queridinha” dos surfistas em Santa Catarina, é importante verificar a qualidade da água do local.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) testa a balneabilidade em dois pontos da praia da Guarda do Embaú: um em frente ao cadeirão de guarda-vidas, na praia, em Paulo Lopes; e o outro no rio, em frente à vila, em Palhoça.
De acordo com o último relatório divulgado pelo órgão ambiental nessa sexta-feira (7), os dois pontos são considerados próprios para banho.
A Guarda do Embaú é a única praia do Brasil com título de Reserva Mundial do Surfe. O certificado foi dado pelo programa da ONG internacional “Save The Waves Coalition”, entidade internacional formada por cientistas, jornalistas, empresários e instituições ambientais, em 2016.
Continua depois da publicidade
A praia fica grudada em um costão que avança para o mar e tem a faixa de areia recortada pelo Rio da Madre. A geografia favorece a produção de ondas que atraem surfistas do mundo inteiro.
Conheça o recanto de Paulo Zulu, que trocou a vida de artista por praia paradisíaca em SC
De abril a julho, período da pesca da tainha, a prática de esportes náuticos, inclusive o surf, é proibida. Isto porque, segundo a prefeitura de Paulo Lopes, durante o período, o local se mantém fiel à cultura da pesca.
Veja as fotos da Guarda do Embaú
Como chegar?
Para ter acesso à praia é necessário atravessar o rio da Madre, divisa geográfica entre os municípios de Paulo Lopes e Palhoça, balneário localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. A travessia pode ser feita nadando, a pé, quando a maré está baixa, ou de canoa.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura de Paulo Lopes, sempre tem um barqueiro aguardando os visitantes, sendo considerado “um passeio muito interessante que faz parte da magia do local”.
Como é feito o teste de balneabilidade
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.
O monitoramento segue um cronograma prévio, e todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto. À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente no site e pode ser conferido no mapa e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
De outubro a março, o IMA faz o monitoramento da balneabilidade das praias semanalmente, e às sextas-feiras, divulga o balanço da semana. Já entre abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Além da Lagoa do Peri, três praias de SC com Bandeira Azul estavam impróprias na pré-temporada
Própria ou imprópria? Como está a qualidade da água nas cinco melhores praias de Palhoça
A praia de Biguaçu de águas quentes própria para banho há um ano