• Home
  • Geral
  • Entenda a polêmica sobre a suspensão do serviço de resgate social em Florianópolis

Entenda a polêmica sobre a suspensão do serviço de resgate social em Florianópolis

Resgate Social em Florianópolis atendia pessoas em situação de rua que precisavam de transporte em casos de emergência médica (Foto: Tiago Ghizoni, NSC Total, Arquivo)

A Defensoria Pública de Santa Catarina ajuizou nesta semana uma ação civil pública pedindo a retomada do Resgate Social em Florianópolis. O fim do serviço foi anunciado em um e-mail da Diretoria de Operações da Secretaria Municipal de Assistência Social da Capital, enviado no fim de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O serviço atendia pessoas em situação de rua que precisavam de transporte em casos de emergência médica, mas que não conseguiam se locomover sozinhas, além de abordagens.

A mensagem foi enviada para a Gerência de Média Complexidade e Gerência de Monitoramento e Gestão. A diretoria disse no e-mail que, a pedido da secretaria de Assistência Social, todos os meios de comunicação que divulgavam o telefone desse serviço deviam ser removidos. A orientação, em casos de emergência, era de ligar diretamente para o Corpo de Bombeiros, com a Guarda Municipal ou com o Centro POP.

À NSC TV, a Secretaria de Assistência Social informou que a secretaria tem um serviço de abordagem social que terá mudanças para substituir o resgate social. A abordagem de rua será intensificada e as equipes serão ampliadas para atender às pessoas em situação de rua, conforme a pasta.

Continua depois da publicidade

Os investimentos anteriormente destinados ao resgate social serão direcionados ao reforço dos serviços de busca ativa de pessoas em situação de rua. O contrato com a empresa que realizava o resgate social por meio de plantão (por acionamento via telefone) chegou ao fim, e a Prefeitura de Florianópolis optou por não renová-lo, devido à baixa efetividade e alto custo do serviço.

Em nota, a Secretaria de Assistência Social de Florianópolis informou que até o momento não recebeu notificação da Defensoria Pública do Estado sobre ação judicial referente ao tema.

Veja a nota da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis esclarece que o serviço de abordagem social segue funcionando para dar o encaminhamento adequado de acordo com a necessidade de cada pessoa em situação de rua. Os investimentos anteriormente destinados ao resgate social serão direcionados para o reforço desse serviço – ampliando o número de equipes especializadas para realizar busca ativa de pessoas nessa situação. O prazo previsto para efetivação das mudanças é de até 60 dias.

Diferentemente do resgate social, que opera sob demanda, a abordagem de rua circula pelas ruas de acordo com a incidência de adultos em situação de rua nos territórios. O contrato com a empresa que realizava o resgate social chegou ao fim, e a Prefeitura de Florianópolis optou por não renová-lo, devido à baixa efetividade e alto custo do serviço.

Continua depois da publicidade

Se a pessoa em situação de rua estiver em uma emergência de saúde, o SAMU deve ser acionado – como para qualquer pessoa, independente de sua situação socioeconômica.

Até o momento, a Secretaria de Assistência Social de Florianópolis não recebeu notificação da Defensoria Pública do Estado acerca do tema”.

Leia também

SC registra quatro mortes por afogamento e 60 salvamentos durante o Carnaval 2025

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Santa Catarina atinge feito inédito no badminton

O badminton de Santa Catarina fez história nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) que estão acontecendo em…

Justiça nega recursos e mantém condenação de trio por homicídio brutal em Brusque

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) manteve a condenação dos três homens responsabilizados…

Empresário de Brusque protocola denúncia em comissão internacional contra Brasil e em defesa de Bolsonaro

O empresário Danilo Visconti, que foi candidato a prefeito de Brusque em 2024, protocolou, junto…