• Home
  • Geral
  • Um Chamado à Conversão Ecológica e Social

Um Chamado à Conversão Ecológica e Social

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março, a 61ª Campanha da Fraternidade. A cerimônia de lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2025 será realizada na sede da CNBB, em Brasília, a partir das 10h.

Em entrevista o profissional responsável pelo setor de Comunicação da Diocese de Blumenau, padre Raul Kestring explica que “com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom” (Gênesis 1,31), a tradicional campanha busca mobilizar a sociedade brasileira para a reflexão e ação em favor do cuidado com a criação e com os mais vulneráveis. A emissora católica Canção Nova transmitirá a cerimônia, que também será retransmitida por outras emissoras católicas. Católicos e demais interessados poderão acompanhar o evento pelo canal da CNBB no YouTube e nas redes sociais da entidade”.

– Publicidade –

Motivações do tema

Segundo o padre diversas inspirações sustentam a escolha do tema, como o 10º aniversário da Carta Encíclica Laudato Sì’, do Papa Francisco; os 800 anos do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis; a recente Carta Apostólica Laudate Deum; os 10 anos de criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM); e a realização da COP 30 em Belém (PA), a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas sediada na Amazônia. A Campanha também incorpora sugestões das Comissões Especiais da CNBB para a Amazônia e para a Ecologia Integral e Mineração.

O objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2025 é promover, no espírito quaresmal e diante da urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, dando voz ao clamor dos pobres e da Terra.

Fotos/Divulgação

Programação

Padre Raul Kestring observa que a programação do lançamento nacional terá início com a missa própria da Quarta-feira de Cinzas, às 9h, presidida pelo secretário geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers. Em seguida, no auditório Dom Helder Câmara, será realizada a cerimônia de lançamento. Após o ato religioso, o Coordenador Nacional de Campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansen, apresentará a Mensagem do Papa Francisco para a Campanha e um vídeo com um balanço dos projetos apoiados em 2024 pelo Fundo Nacional de Solidariedade, que é financiado com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade.

Um gesto concreto de solidariedade:

Desde 1964, a Campanha da Fraternidade é um convite da Igreja Católica no Brasil para vivenciar o Tempo da Quaresma, os quarenta dias de preparação para a Páscoa, com atitudes de oração, jejum e caridade. Para além das motivações bíblicas, sociais e teológicas, a Campanha propõe um gesto concreto: a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos (12 e 13 de abril em 2025). Os recursos arrecadados são destinados ao financiamento de projetos sociais em todo o país.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brusque perde para Santa Catarina e encerra temporada com eliminação na Copa SC

O Brusque, quatro dias após perder o acesso à Série B do Brasileirão, se despediu…

Casal é levado ao hospital com suspeita de intoxicação por metanol após beber uísque em Balneário Camboriú

Um casal foi levado ao hospital com suspeita de intoxicação por metanol após consumir uísque…

Conheça Laurentino, cidade que quase não tem desempregados

Conheça Laurentino, cidade com menos de 8 mil habitantes que quase não tem desempregados em…