• Home
  • Geral
  • Estudantes de Blumenau recebem material escolar, mas merenda ainda é um problema nas escolas

Estudantes de Blumenau recebem material escolar, mas merenda ainda é um problema nas escolas

Pouco mais de uma semana desde o início do ano letivo em Blumenau, a merenda escolar continua sendo um impasse não apenas para a prefeitura, mas também para os alunos, pais e professores.

Pelas redes sociais, as famílias se manifestam diariamente, compartilhando a qualidade do que vem sendo oferecido nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs). No CEI Paulo Zimmermann, no bairro Fidélis. Segundo a moradora Patrícia Roth, nesta segunda-feira (17), no período da manhã, foi oferecido apenas arroz para as crianças.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Outra moradora, Vânia, que também tem um filho no CEI Paulo Zimmermann, compartilhou com a reportagem a foto do cardápio merenda que deveria ter sido servida na creche. (Veja abaixo)

Foto: Divulgação

Segundo a mãe, o que foi entregue às crianças não condiz com o menu do dia. Em vez da refeição prevista, elas receberam apenas suco com bolacha salgada.

Foto: Divulgação

“Dizem que falta insumo, que falta cozinheiras. Foi servido até arroz com leite pra ver se as crianças comem. Não dá para aceitar isso”, comentou a mãe indignada.

Foto: Divulgação

O que diz a prefeitura

Em nota, a Secretaria de Educação informou que a empresa responsável pelo serviço já foi devidamente notificada sobre a situação. “Estamos em constante diálogo e realizando cobranças para que as devidas providências sejam tomadas com a máxima urgência. Continuamos monitorando a situação de perto e adotaremos as medidas necessárias para garantir que a empresa responsável cumpra com suas obrigações”.

Questionados pela reportagem se existe a possibilidade de rescindir o contrato com a atual empresa, a GEF, a prefeitura ainda não havia se manifestado até o fechamento do texto desta reportagem.

Investigação do Ministério Público

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está avaliando indícios de irregularidades na merenda escolar de Blumenau.

As representações partiram do Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) e de um vereador de Blumenau. Nos protocolos, ainda há relatos da necessidade de diretores escolares assumirem a função de preparar as refeições, o que evidencia uma possível precarização do serviço de alimentação escolar.

A prefeitura se manifestou, dizendo estar ciente das demandas apresentadas pelo MPSC e está em contato com a empresa responsável pela merenda para cobrar as devidas providências e responder ao pedido no tempo previsto. Além disso, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi aprovada pelos vereadores para investigar possíveis irregularidades.

Material escolar

De acordo com a Secretaria de Educação, todos os alunos das escolas municipais já receberam o material escolar. O município iniciou, nesta segunda-feira (17), a entrega dos kits para as creches. A Secretaria não confirmou até quando pretende disponibilizar esses materiais para os CEIs.

Leia mais:

Em reunião com imprensa, governador apresenta contas do Estado; Portal Alexandre José representou Vale do Itajaí

Queda de árvore interdita Morro da Companhia em Blumenau nesta terça-feira

Acidente entre carreta e carro deixa uma pessoa morta na BR-470, em Rodeio

Participe dos canais do Portal Alexandre José

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Motorista relata como aconteceu queda de carro no rio Itajaí-Mirim, em Brusque

William Fernandes, de 18 anos, saiu ileso após o carro que conduzia cair no rio…

Secretário de Agricultura de Botuverá vai à Câmara, fala sobre abatedouro e nega responder parte das perguntas

O secretário de Agricultura de Botuverá, Osni Vicentini, participou da sessão da Câmara nesta terça-feira,…

EXPO APEVI 2025: Jaraguá do Sul

A cidade de Jaraguá do Sul , na região Norte de Santa Catarina, se prepara…