• Home
  • Política
  • Hugo oficializa exigência de votação presencial na Câmara às quartas

Hugo oficializa exigência de votação presencial na Câmara às quartas

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou nesta segunda-feira (10) um ato que oficializa as votações obrigatórias presenciais na Casa nas sessões de quarta-feira.

Atualmente, os votos de sessões deliberativas da Casa podem ser registradas virtualmente, por meio do aplicativo Infoleg.

Agora, segundo o ato, “às quartas-feiras, entre 16h e 20h, ou sempre que assim o determinar o presidente da Câmara dos Deputados, as votações no plenário deverão ocorrer exclusivamente nos postos de votação localizados no plenário”.

A medida já havia sido anunciada por líderes partidários na última semana. Desde que assumiu o comando da Câmara, no início deste mês, Hugo tem se comprometido a melhorar a organização das votações e aumentar a previsibilidade da pauta. Essa também é uma demanda dos deputados desde a gestão do antecessor de Hugo, Arthur Lira (PP-AL).

O ato desta segunda também determinou que o registro de presença deverá ser efetuado de forma presencial nos postos de registro biométrico instalados nos plenários nas terças, quartas e quintas-feiras.

Na prática, nesses dias, os deputados deverão obrigatoriamente estar presentes na Câmara para registrar presença nas sessões. As votações, no entanto, poderão ser feitas virtualmente — exceto nas quartas-feiras, das 16h às 20h.

Ainda segundo o ato, as sessões e reuniões de segundas e sextas-feiras serão semipresenciais, ou seja, o registro de presença poderá ser feito pelo aplicativo Infoleg.

Discursos

Hugo também determinou que os primeiros noventa minutos das sessões serão abertos para que cada deputado utilize a palavra por três minutos.

Após esse período, haverá trinta minutos reservados para que dois deputados discursem por quinze minutos improrrogáveis. Haverá um sorteio para escolher a lista de congressistas que poderão fazer o uso da palavra nesta fase da sessão.

“Debate plural”

Na justificativa do ato, Hugo afirmou que o sistema de deliberação remota, adotado durante a pandemia de Covid, foi exitoso.

No entanto, disse que é necessário “equilibrar os avanços tecnológicos obtidos durante esse difícil período da história recente com o compromisso da Câmara dos Deputados em manter seu papel de ser a Casa do debate político plural, democrático e transparente”.

Segundo Hugo, a votação presencial às quartas-feiras, das 16h às 20h, vai possibilitar “maior interação entre os parlamentares no espaço em que, por excelência, deve ocorrer o debate das questões mais relevantes para o país”.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Empresário de Brusque protocola denúncia em comissão internacional contra Brasil e em defesa de Bolsonaro

O empresário Danilo Visconti, que foi candidato a prefeito de Brusque em 2024, protocolou, junto…

Cervejaria alemã famosa na Oktoberfest vai abrir primeira franquia do Sul do Brasil

Cervejaria alemã, famosa na Oktoberfest, vai abrir primeira franquia do Sul do BrasilFoto: Reprodução/ND A…

Cepon realiza cirurgias e workshop em SC

O Outubro Rosa 2025 será marcado por uma importante iniciativa do Centro de Pesquisas Oncológicas…