Cidade em SC tem licença inédita para embarque em cruzeiros

A primeira IPTUR (Instalação Portuária de Turismo) alfandegada do Brasil foi autorizada em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Com isso, a cidade poderá fazer embarque e desembarque de passageiros de navios de cruzeiros. A portaria que concede a autorização foi publicada no Diário Oficial na sexta-feira (7).

A boa nova do alfandegamento de Balneário Camboriú foi levada na manhã desta segunda-feira (10) para a prefeita Juliana Pavan pelas empresárias Juliana e Patrícia Tedesco e pelo diretor da empresa Gustavo Bauer. – Foto: Divulgação/ND

A conquista ocorreu por meio do Atracadouro Barra Sul, que está oficialmente autorizado a receber cruzeiros internacionais com alfandegamento local, permitindo o embarque e desembarque de passageiros vindos do exterior, com controle aduaneiro.

“Esse ganho irá fomentar toda a economia da cidade e da região, já que muitas pessoas virão de fora para fazer seu embarque aqui, o que impacta a hotelaria e o comércio em geral, e que se soma aos milhares de turistas que recebemos por mar desde 2017. Por isso estamos muito satisfeitos e motivados com mais essa conquista”, pontua a diretora do Atracadouro Barra Sul, Juliana Tedesco.

O alfandegamento coloca Balneário Camboriú em destaque no setor de cruzeiros e deve impulsionar ainda mais o turismo da cidade, que terá agora ponto de embarque, de partida e chegada na cidade.

“Essa é uma grande notícia para nossa cidade e mais uma vez Balneário Camboriú a frente quando o assunto é turismo. Os nosso parabéns à família Tedesco pelo comprometimento com o turismo aqui da nossa região”, disse a prefeita Juliana Pavan.

Investimento de R$ 10 mi colocou cidade na rota de embarque e desembarque de cruzeiros marítimos

Vinda de cruzeiros para a cidade iniciou em 2017 – Foto: DivulgaçãoVinda de cruzeiros para a cidade iniciou em 2017 – Foto: Divulgação

O investimento feito pelo Grupo Tedesco no projeto de alfandegamento foi de R$ 10 milhões. Com essa autorização, o Atracadouro Barra Sul se torna um ponto estratégico para o turismo marítimo do Estado, fortalecendo a economia local e atraindo ainda mais visitantes.

Os investimentos vão desde salas de operação para órgãos federais, scanners e demais equipamentos até equipe tecnicamente preparada para digitação de passaportes e treinada para o atendimento de alfandegamento.

Balneário Camboriú foi incluída na rota de transatlânticos em 6 de abril de 2017. Somente nesta temporada a cidade tem a previsão de receber 62 escalas de navios de passageiros.

Em outubro de 2014, devido aos constantes investimentos do atracadouro, a cidade foi reconhecida no Prêmio Krooze Awards como uma das Melhores Escalas de Cruzeiros da Temporada Brasileira de 2023/2024. Este prêmio inédito no Brasil homenageia as companhias, destinos e experiências mais relevantes para os cruzeiristas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Barateiro Futsal perde em casa no jogo de ida da final do Catarinense feminino

No jogo de ida da final do Campeonato Catarinense de Futsal Feminino, o Barateiro Havan…

Homem é preso em Brusque por suspeita de abusar da filha quando ela tinha 9 anos

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, na tarde de sexta-feira, 28, um homem de…

IMA divulga relatório de balneabilidade

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de…