As obras de modernização da Barragem Sul, em Ituporanga, no Alto Vale, continuam. A melhoria contou recentemente com a substituição da comporta C4. Ainda, conforme o Estado, a parte metálica de blindagem da antiga estrutura foi completamente removida e a equipe técnica já iniciou o processo de instalação da nova blindagem, que será a base para a futura comporta.
O objetivo da reforma é garantir mais segurança para as comunidades do Alto Vale do Itajaí, reduzindo riscos de enchentes e melhorando a eficiência do controle hídrico da região.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
O secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, ressalta a importância da modernização para a segurança da população.
“Quem reside às margens da barragem sabe o quão fundamental é essa manutenção e o quanto ela foi aguardada e cobrada pela sociedade. Essa é uma obra esperada há muito tempo pelos moradores do Alto Vale que não garante apenas a segurança da estrutura, mas dá muito mais tranquilidade a quem depende diretamente dela”.
A obra
A obra começou em novembro de 2024 e um dos principais avanços foi o restabelecimento da comporta C5, que voltou a operar plenamente, reforçando o sistema de contenção da barragem.
Além disso, a instalação de um sistema de trilhos na galeria de acesso às comportas está 100% concluída. Esse novo mecanismo facilitará a movimentação de equipamentos pesados e a substituição das demais comportas.
As obras contam com um investimento de R$ 23 milhões e incluem a substituição das cinco comportas da barragem, revisão estrutural das galerias de concreto, renovação da blindagem metálica e modernização do sistema elétrico, além da operação remota.

Leia mais notícias
Obra de prolongamento da Via Expressa, em Blumenau, segue parada e sem expectativa de retomada
Prefeitura de Blumenau garante merenda escolar após troca de empresa, mas escolas orientam levar lanche
Volta às aulas: transporte coletivo de Blumenau tem quase 80 novas viagens para atender estudantes; veja